pets/README.md

31 lines
1.8 KiB
Markdown

# Programação Modular
## Trabalho Prático 2
Todo o código do programa deve estar organizado em um pacote cujo nome fica à escolha do grupo.
Dentro desse pacote deve ficar uma classe chamada `Programa`, que possui o método `main` e inicializa o programa.
Dentro do pacote também deve haver mais **3 pacotes**: `modelo`, `persistencia` e `visao`.
O código pode ser implementado em qualquer linguagem orientada a objetos.
Todos os problemas do TP1 devem ser corrigidos para o TP2, **exceto na camada de visão**, que será substituída por completo.
---
### Pacote `modelo`
- Não há alterações em relação ao TP1.
### Pacote `persistencia`
- A classe `Persistente` deve ser alterada para virar uma **classe genérica**, que trabalha com o tipo `T`, que deve ser uma filha de `Entidade`.
- Todos os atributos e métodos da classe `Persistente` devem se ajustar para trabalhar com o tipo `T`.
- Deve ser criada uma **classe de Exceção própria** que é lançada quando houver buscas por entidades no banco de dados com ID inexistente.
### Pacote `visao`
- A interface com o usuário por meio de **linha de comando** do sistema deve ser substituída por uma **interface gráfica**.
- Deve haver uma **janela principal** e uma ou mais **janelas/painéis** para cada entidade.
- A partir da janela principal deve ser possível navegar até as demais janelas/painéis.
- O painel/janela de cada entidade deve possuir:
- Uma **tabela** que permite visualizar todos os dados existentes da entidade.
- Um painel ou janela para **cadastrar**, **apagar**, **editar** e **buscar** registros.
- O programa deve realizar tratamentos de exceção para:
- Dados digitados incorretamente (por exemplo, letras onde devem haver apenas números).
- Buscas por ID inexistentes.