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Trabalho Prático 2 – Estrutura do Projeto
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Este repositório contém o código-fonte do Trabalho Prático 2 (TP2) da disciplina de Programação Orientada a Objetos. O sistema foi desenvolvido utilizando uma linguagem orientada a objetos à escolha do grupo, com base no TP1, incorporando as melhorias e exigências do novo escopo.
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📁 Estrutura do Projeto
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Todo o código está organizado dentro de um pacote principal com o nome definido pelo grupo. Este pacote contém a classe Programa, responsável por iniciar o sistema, além de três subpacotes principais:
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src/
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└── nomedopacote/
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├── Programa.java
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├── modelo/
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├── persistencia/
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└── visao/
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📦 Pacote modelo/
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Sem alterações em relação ao TP1.
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Contém as classes que representam as entidades do sistema.
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💾 Pacote persistencia/
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A classe Persistente foi transformada em uma classe genérica que trabalha com o tipo T, sendo T uma subclasse de Entidade.
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Todos os atributos e métodos de Persistente foram adaptados para essa nova abordagem com generics.
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Foi criada uma exceção personalizada lançada ao tentar buscar uma entidade por ID inexistente no banco de dados.
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🖼️ Pacote visao/
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A interface de linha de comando foi completamente substituída por uma interface gráfica.
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A aplicação agora possui:
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Uma janela principal com navegação para as demais janelas/painéis.
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Uma janela ou painel para cada entidade, contendo:
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Uma tabela para visualização de todos os registros.
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Funcionalidades para cadastrar, apagar, editar e buscar registros.
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Há tratamento de exceções para:
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Dados inválidos (ex: letras onde deveriam ser números).
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Buscas por ID inexistente, com exibição de mensagens apropriadas ao usuário.
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✅ Requisitos de Implementação
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Utilização de uma linguagem orientada a objetos.
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Organização modular e uso de boas práticas de POO.
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Correção de todos os problemas identificados no TP1 (exceto na camada de visão, que foi substituída).
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Interface gráfica intuitiva, com navegação clara e feedback ao usuário.
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