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emerson cccfa257d6 Update README.md 2025-07-06 23:02:05 -03:00
assets Tela 2025-07-01 03:25:00 -03:00
modelo Add existing file 2025-06-10 10:57:45 -03:00
persistencia Classe generica 2025-07-06 22:58:09 -03:00
visao Editar pets and peoples 2025-07-06 22:06:21 -03:00
.gitignore gitignore 2025-06-10 11:27:41 -03:00
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main.py Main 2025-07-03 14:13:18 -03:00

README.md

Trabalho Prático 2 Estrutura do Projeto

Este repositório contém o código-fonte do Trabalho Prático 2 (TP2) da disciplina de Programação Orientada a Objetos. O sistema foi desenvolvido utilizando uma linguagem orientada a objetos à escolha do grupo, com base no TP1, incorporando as melhorias e exigências do novo escopo. 📁 Estrutura do Projeto

Todo o código está organizado dentro de um pacote principal com o nome definido pelo grupo. Este pacote contém a classe Programa, responsável por iniciar o sistema, além de três subpacotes principais:

src/ └── nomedopacote/ ├── Programa.java ├── modelo/ ├── persistencia/ └── visao/

📦 Pacote modelo/

Sem alterações em relação ao TP1.

Contém as classes que representam as entidades do sistema.

💾 Pacote persistencia/

A classe Persistente foi transformada em uma classe genérica que trabalha com o tipo T, sendo T uma subclasse de Entidade.

Todos os atributos e métodos de Persistente foram adaptados para essa nova abordagem com generics.

Foi criada uma exceção personalizada lançada ao tentar buscar uma entidade por ID inexistente no banco de dados.

🖼️ Pacote visao/

A interface de linha de comando foi completamente substituída por uma interface gráfica.

A aplicação agora possui:

    Uma janela principal com navegação para as demais janelas/painéis.

    Uma janela ou painel para cada entidade, contendo:

        Uma tabela para visualização de todos os registros.

        Funcionalidades para cadastrar, apagar, editar e buscar registros.

Há tratamento de exceções para:

    Dados inválidos (ex: letras onde deveriam ser números).

    Buscas por ID inexistente, com exibição de mensagens apropriadas ao usuário.

Requisitos de Implementação

Utilização de uma linguagem orientada a objetos.

Organização modular e uso de boas práticas de POO.

Correção de todos os problemas identificados no TP1 (exceto na camada de visão, que foi substituída).

Interface gráfica intuitiva, com navegação clara e feedback ao usuário.