# Programação Modular ## Trabalho Prático 2 Todo o código do programa deve estar organizado em um pacote cujo nome fica à escolha do grupo. Dentro desse pacote deve ficar uma classe chamada `Programa`, que possui o método `main` e inicializa o programa. Dentro do pacote também deve haver mais **3 pacotes**: `modelo`, `persistencia` e `visao`. O código pode ser implementado em qualquer linguagem orientada a objetos. Todos os problemas do TP1 devem ser corrigidos para o TP2, **exceto na camada de visão**, que será substituída por completo. --- ### Pacote `modelo` - Não há alterações em relação ao TP1. ### Pacote `persistencia` - A classe `Persistente` deve ser alterada para virar uma **classe genérica**, que trabalha com o tipo `T`, que deve ser uma filha de `Entidade`. - Todos os atributos e métodos da classe `Persistente` devem se ajustar para trabalhar com o tipo `T`. - Deve ser criada uma **classe de Exceção própria** que é lançada quando houver buscas por entidades no banco de dados com ID inexistente. ### Pacote `visao` - A interface com o usuário por meio de **linha de comando** do sistema deve ser substituída por uma **interface gráfica**. - Deve haver uma **janela principal** e uma ou mais **janelas/painéis** para cada entidade. - A partir da janela principal deve ser possível navegar até as demais janelas/painéis. - O painel/janela de cada entidade deve possuir: - Uma **tabela** que permite visualizar todos os dados existentes da entidade. - Um painel ou janela para **cadastrar**, **apagar**, **editar** e **buscar** registros. - O programa deve realizar tratamentos de exceção para: - Dados digitados incorretamente (por exemplo, letras onde devem haver apenas números). - Buscas por ID inexistentes.