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Trabalho Prático 2 Estrutura do Projeto
# Programação Modular
## Trabalho Prático 2
Este repositório contém o código-fonte do Trabalho Prático 2 (TP2) da disciplina de Programação Orientada a Objetos. O sistema foi desenvolvido utilizando uma linguagem orientada a objetos à escolha do grupo, com base no TP1, incorporando as melhorias e exigências do novo escopo.
📁 Estrutura do Projeto
Todo o código do programa deve estar organizado em um pacote cujo nome fica à escolha do grupo.
Dentro desse pacote deve ficar uma classe chamada `Programa`, que possui o método `main` e inicializa o programa.
Todo o código está organizado dentro de um pacote principal com o nome definido pelo grupo. Este pacote contém a classe Programa, responsável por iniciar o sistema, além de três subpacotes principais:
Dentro do pacote também deve haver mais **3 pacotes**: `modelo`, `persistencia` e `visao`.
O código pode ser implementado em qualquer linguagem orientada a objetos.
Todos os problemas do TP1 devem ser corrigidos para o TP2, **exceto na camada de visão**, que será substituída por completo.
src/
└── nomedopacote/
├── Programa.java
├── modelo/
├── persistencia/
└── visao/
---
📦 Pacote modelo/
### Pacote `modelo`
- Não há alterações em relação ao TP1.
Sem alterações em relação ao TP1.
### Pacote `persistencia`
- A classe `Persistente` deve ser alterada para virar uma **classe genérica**, que trabalha com o tipo `T`, que deve ser uma filha de `Entidade`.
- Todos os atributos e métodos da classe `Persistente` devem se ajustar para trabalhar com o tipo `T`.
- Deve ser criada uma **classe de Exceção própria** que é lançada quando houver buscas por entidades no banco de dados com ID inexistente.
Contém as classes que representam as entidades do sistema.
💾 Pacote persistencia/
A classe Persistente foi transformada em uma classe genérica que trabalha com o tipo T, sendo T uma subclasse de Entidade.
Todos os atributos e métodos de Persistente foram adaptados para essa nova abordagem com generics.
Foi criada uma exceção personalizada lançada ao tentar buscar uma entidade por ID inexistente no banco de dados.
🖼️ Pacote visao/
A interface de linha de comando foi completamente substituída por uma interface gráfica.
A aplicação agora possui:
Uma janela principal com navegação para as demais janelas/painéis.
Uma janela ou painel para cada entidade, contendo:
Uma tabela para visualização de todos os registros.
Funcionalidades para cadastrar, apagar, editar e buscar registros.
Há tratamento de exceções para:
Dados inválidos (ex: letras onde deveriam ser números).
Buscas por ID inexistente, com exibição de mensagens apropriadas ao usuário.
✅ Requisitos de Implementação
Utilização de uma linguagem orientada a objetos.
Organização modular e uso de boas práticas de POO.
Correção de todos os problemas identificados no TP1 (exceto na camada de visão, que foi substituída).
Interface gráfica intuitiva, com navegação clara e feedback ao usuário.
### Pacote `visao`
- A interface com o usuário por meio de **linha de comando** do sistema deve ser substituída por uma **interface gráfica**.
- Deve haver uma **janela principal** e uma ou mais **janelas/painéis** para cada entidade.
- A partir da janela principal deve ser possível navegar até as demais janelas/painéis.
- O painel/janela de cada entidade deve possuir:
- Uma **tabela** que permite visualizar todos os dados existentes da entidade.
- Um painel ou janela para **cadastrar**, **apagar**, **editar** e **buscar** registros.
- O programa deve realizar tratamentos de exceção para:
- Dados digitados incorretamente (por exemplo, letras onde devem haver apenas números).
- Buscas por ID inexistentes.