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Trabalho Prático 2 – Estrutura do Projeto
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# Programação Modular
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## Trabalho Prático 2
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Este repositório contém o código-fonte do Trabalho Prático 2 (TP2) da disciplina de Programação Orientada a Objetos. O sistema foi desenvolvido utilizando uma linguagem orientada a objetos à escolha do grupo, com base no TP1, incorporando as melhorias e exigências do novo escopo.
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Todo o código do programa deve estar organizado em um pacote cujo nome fica à escolha do grupo.
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📁 Estrutura do Projeto
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Dentro desse pacote deve ficar uma classe chamada `Programa`, que possui o método `main` e inicializa o programa.
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Todo o código está organizado dentro de um pacote principal com o nome definido pelo grupo. Este pacote contém a classe Programa, responsável por iniciar o sistema, além de três subpacotes principais:
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Dentro do pacote também deve haver mais **3 pacotes**: `modelo`, `persistencia` e `visao`.
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O código pode ser implementado em qualquer linguagem orientada a objetos.
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Todos os problemas do TP1 devem ser corrigidos para o TP2, **exceto na camada de visão**, que será substituída por completo.
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src/
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└── nomedopacote/
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├── Programa.java
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├── modelo/
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├── persistencia/
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└── visao/
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📦 Pacote modelo/
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### Pacote `modelo`
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- Não há alterações em relação ao TP1.
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Sem alterações em relação ao TP1.
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### Pacote `persistencia`
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- A classe `Persistente` deve ser alterada para virar uma **classe genérica**, que trabalha com o tipo `T`, que deve ser uma filha de `Entidade`.
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- Todos os atributos e métodos da classe `Persistente` devem se ajustar para trabalhar com o tipo `T`.
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- Deve ser criada uma **classe de Exceção própria** que é lançada quando houver buscas por entidades no banco de dados com ID inexistente.
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Contém as classes que representam as entidades do sistema.
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### Pacote `visao`
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- A interface com o usuário por meio de **linha de comando** do sistema deve ser substituída por uma **interface gráfica**.
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💾 Pacote persistencia/
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- Deve haver uma **janela principal** e uma ou mais **janelas/painéis** para cada entidade.
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- A partir da janela principal deve ser possível navegar até as demais janelas/painéis.
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A classe Persistente foi transformada em uma classe genérica que trabalha com o tipo T, sendo T uma subclasse de Entidade.
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- O painel/janela de cada entidade deve possuir:
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- Uma **tabela** que permite visualizar todos os dados existentes da entidade.
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Todos os atributos e métodos de Persistente foram adaptados para essa nova abordagem com generics.
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- Um painel ou janela para **cadastrar**, **apagar**, **editar** e **buscar** registros.
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- O programa deve realizar tratamentos de exceção para:
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Foi criada uma exceção personalizada lançada ao tentar buscar uma entidade por ID inexistente no banco de dados.
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- Dados digitados incorretamente (por exemplo, letras onde devem haver apenas números).
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- Buscas por ID inexistentes.
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🖼️ Pacote visao/
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A interface de linha de comando foi completamente substituída por uma interface gráfica.
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A aplicação agora possui:
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Uma janela principal com navegação para as demais janelas/painéis.
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Uma janela ou painel para cada entidade, contendo:
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Uma tabela para visualização de todos os registros.
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Funcionalidades para cadastrar, apagar, editar e buscar registros.
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Há tratamento de exceções para:
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Dados inválidos (ex: letras onde deveriam ser números).
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Buscas por ID inexistente, com exibição de mensagens apropriadas ao usuário.
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✅ Requisitos de Implementação
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Utilização de uma linguagem orientada a objetos.
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Organização modular e uso de boas práticas de POO.
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Correção de todos os problemas identificados no TP1 (exceto na camada de visão, que foi substituída).
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Interface gráfica intuitiva, com navegação clara e feedback ao usuário.
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