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@inproceedings{2020SilvaAlmeidaSchiavoniSIIU,
author = {Igino Silva Junior and Marcela Almeida and Flávio Schiavoni},
title = {THE GREAT URBAN GAMES: Rationalization of Play, Leisure and Capitalism},
booktitle = {Anais do XII Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo},
location = {São Paulo / Lisboa},
year = {2020},
doi={10.5821/siiu.10019},
issn = {0000-0000},
pages = {1--12},
url = {https://upcommons.upc.edu/handle/2117/336521},
abstract = {This paper aims to investigate the relationship between society and leisure in the urban space. It presents a review of leisure supported by David Harvey, and Guy Debord: capitalism and city, and the society of the spectacle. It presents a way of questioning how functionalists bases fail to promote leisure and how the play actives and give space to rethink leisure and public space. It presents Vilém Flusser's ontology of the human being of post-history, homines ludentes, as the foundation of being in contemporary times. It also presents the theory of the rationalization of play (ludification) (Grimes; Feenberg, 2012). We also present two Brazilian cases of study which analyzes games in public spaces as socio-spatial dynamics that question the functional use of the city. }
}
@inproceedings{2020GoncalvesSchiavoniCtrle,
author = {Luan Gonçalves and Flávio Schiavoni},
title = {Uma Metodologia e Estudo de Caso para a Escolha e Adoção de Software Livre no Ensino Superior de Música},
booktitle = {Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação},
location = {Evento Online},
year = {2020},
keywords = {},
issn = {0000-0000},
pages = {228--237},
publisher = {SBC},
address = {Porto Alegre, RS, Brasil},
url = {https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11400},
abstract = {O Ensino Superior muitas vezes faz uso de ferramentas que são voltadas para o mercado e não criadas exclusivamente para o ensino. Este artigo apresenta uma metodologia para a escolha e adoção de ferramentas FLOSS para o ensino em Universidades que parte das disciplinas oferecidas em um curso, as atividades a serem realizadas no contexto destas disciplinas, as categorias de ferramentas que permitem a execução destas atividades e as ferramentas FLOSS que pertencem a estas categorias. O artigo traz ainda um estudo de caso da utilização desta metodologia no Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei. Este estudo de caso ilustra a utilização da metodologia proposta e traz como resultado um conjunto de ferramentas que estão sendo utilizadas para o ensino nesta instituição.}
}
@incollection{2020CarvalhoAraujo,
author = {Fábio dos Passos Carvalho and João Teixera Araújo and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {Os sinos na era da ubiquidade: a relação entre as tecnologias e o patrimônio histórico},
editor = {José Cláudio S. Castanheira and Dulce Mazer and Marcelo Bergamin Conter and Cássio de Borba Lucas and Mário Arruda},
booktitle = {Poderes do Som: Políticas, escutas e identidades},
publisher = {Insular Livros},
year = {2020},
address = {Florianópolis},
pages = {331-348},
isbn = {9786580460090}
}
@inproceedings{2020VieiraSchiavoniNIME,
author = {Vieira, Romulo A and Schiavoni, Flávio Luiz},
title = {Fliperama: An affordable Arduino based MIDI Controller},
pages = {375--379},
booktitle = {Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression},
editor = {Michon, Romain and Schroeder, Franziska},
year = {2020},
month = jul,
publisher = {Birmingham City University},
address = {Birmingham, UK},
issn = {2220-4806},
url = {https://www.nime.org/proceedings/2020/nime2020_paper73.pdf},
presentation-video = {https://youtu.be/X1GE5jk2cgc},
abstract = {Lack of access to technological devices is a common exponent of a new form of social exclusion. Coupled with this, there are also the risk of increasing inequality between developed and underdeveloped countries when concerning technology access. Regarding Internet access, the percentage of young Africans who do not have access to technology is around 60\%, while in Europe the figure is 4\%. This limitation also expands for musical instruments, whether electronic or not. In light of this worldwide problem, this paper aims to showcase a method for building a MIDI Controller, a prominent instrument for musical production and live performance, in an economically viable form that can be accessible to the poorest populations. This equipment can be also suitable for teaching various subjects such as Music, Computer Science and Engineering. The outcome of this research is not an amazing controller or a brandy new cool interface but the experience of building a controller concerning all the bad conditions of doing it.}
}
@inproceedings{2020VieiraBarthetSchiavoniUBIMUS,
author = {Rômulo Vieira and Mathieu Barthet and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {Everyday Use of the Internet of Musical Things: Intersections with Ubiquitous Music},
month = nov,
year = 2020,
publisher = {Zenodo},
doi = {10.5281/zenodo.4247759},
url = {https://doi.org/10.5281/zenodo.4247759},
pages = {60--71},
booktitle = {Proceedings of the Workshop on Ubiquitous Music 2020},
address = {Porto Seguro, BA, Brasil},
abstract = {Internet of Musical Things (IoMusT) is one of several subfields of the Internet of Things (IoT) and it relates to several areas of study, such as ubiqui- tous and mobile music, human-computer interaction, new interfaces for musical expression and participatory art. This paper makes a bibliographic review on the general definitions of this field, explaining what Musical Things are, clas- sifying them according to their behavior and communication role, in addition to discussing their applications in Ubimus. Among the contributions to IoMusT research, the authors also discuss the social, economic and environmental chal- lenges faced in this area.}
}
@inproceedings{2020VieiraSchiavoniUBIMUS,
author = {Rômulo Vieira and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {Can Pipe-and-Filters architecture help creativity in Music?},
month = nov,
year = 2020,
publisher = {Zenodo},
doi = {10.5281/zenodo.4247691},
url = {https://doi.org/10.5281/zenodo.4247691},
pages = {109--120},
booktitle = {Proceedings of the Workshop on Ubiquitous Music 2020},
address = {Porto Seguro, BA, Brasil},
abstract = {Ubiquitous Music is an emerging field of study that addresses how human agents can use computing, in the most diverse ways, to create music, an activity that is characterized by pragmatic and epistemic actions, restricted by natural and social means. In addition, this area of expertise seeks to create tools that support creativity. Thus, this paper discusses how the Pipe-and-Filters architecture, common in software development, can help in creativity and mu- sic creation, either by being present in applications that exploit this, or by the logical way in which it is structured.}
}
@inproceedings{2020VieiraOliveiraAlmeidaSchiavoniSBGAMES,
author = {Rômulo Vieira and Igino de Oliveira Júnior and Marcela Almeida and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {Uma aproximação entre participação do público em espetáculo artístico e jogos: racionalidade e improviso},
month = nov,
year = 2020,
publisher = {SBC},
url = {https://www.sbgames.org/proceedings2020/ArtesDesignFull/209608.pdf},
pages = {116--124},
booktitle = {Proceedings of SBGames 2020},
address = {Recife, PE, Brasil},
abstract = {A forma de interação do público com obras artísticas começou a mudar consideravelmente a partir da década de 1950. O público deixa de ser um observador passivo e passa a ter uma participação mais ativa. Com os avanços tecnológicos, várias ferramentas fornecem ajuda nesse processo, dentre as quais smartphones, notebooks e principalmente instrumentos musicais digitais (IMDs). Os IMDs são dispositivos eletrônicos tripartites, responsáveis por receber um gesto ou sinal de entrada, processá-lo e enviá-lo para a saída no formato de áudio. Assim como nos jogos, a interação com os IMDs ocorrem por meio de regras. Deste modo, os autores propoem uma aproximação entre a teoria sociológica dos jogos de Roger Caillois e IMDs, a fim de investigar como
se estrutura o processo de interação e verificar quais aspectos favorecem a execução, a expressividade e a criação musical utilizando como exemplo e estudo de caso a performance O Chaos das 5.}
}
@INPROCEEDINGS{2020VieiraGoncalvesSchiavoniSBESC,
author={Rômulo Vieira and Luan Luiz Gonçalves and Flávio Luiz Schiavoni},
booktitle={2020 X Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (SBESC)},
title={The things of the Internet of Musical Things: defining the difficulties to standardize the behavior of these devices},
year={2020},
volume={},
number={},
pages={1-7},
doi={10.1109/SBESC51047.2020.9277862},
abstract={Musical practice has always been susceptible to technological changes, adapting to the novelties that each era provided, such as, for example, the replacement of mechanical devices by electric ones or even the adhesion of magnetic tapes in the recording process. Nowadays, these technological transformations continue to influence music, especially when using concepts from the Internet of Things (IoT), creating a field called Internet of Musical Things (IoMusT). Although IoMusT helps with remote rehearsals, streamlines the recording process and allows the creation of participatory concerts, there is still no clear definition of how an object connected to this network should behave. In this context, this paper proposes software, hardware and communication protocols standards that these devices must follow, in order to improve the user experience and make this field more widespread and easier to understand. Issues that prevent this standardization are also discussed.}
}
@article{2020GoncalvesSchiavoniRITA,
title={Creating Digital Musical Instruments with libmosaic-sound and Mosaicode},
author={Luan Luiz Gonçalves and Flávio Schiavoni},
journal={Revista de Informática Teórica e Aplicada},
volume={27},
number={04},
pages={95--107},
year={2020},
doi={10.22456/2175-2745.104342},
url={https://seer.ufrgs.br/rita/article/view/RITA_VOL27_NR4_95},
abstract={Music has been influenced by digital technology over the last few decades. With the computer and the Digital Musical Instruments, the musical composition could trespass the use of acoustic instruments demanding to musicians and composers a sort of computer programming skills for the development of musical applications. In order to simplify the development of musical applications several tools and musical programming languages arose bringing some facilities to lay-musicians on computer programming to use the computer to make music. This work presents the development of a Visual Programming Language (VPL) to develop DMI applications in the Mosaicode programming environment, simplifying sound design and making the creation of digital instruments more accessible to digital artists. It is also presented the implementation of libmosaic-sound library, which supported the VPL development, for the specific domain of Music Computing and DMI creation.}
}
@phdthesis{2020Almeida,
title = {Protocolos e Aplicações para Internet das Coisas Musicais},
school = {Universidade Federal de São João del-Rei},
author = {Alexandre Silva de Almeida},
year = {2020},
type = {Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)},
abstract = {A arte evidencia o entendimento social e cultural da sociedade, juntamente
com a música, produz os costumes e a identidade das pessoas. No Brasil a música
representa uma posição substancial na cultura e na sociedade, produzindo competências sociais, artísticas e culturais, destaca-se por nossa população ouvir mais músicas que muitos outros países. Em decorrência do isolamento social causado pelo coronavírus, o grupo artístico musical que produz e consome música foi muito afetado. Com o auxílio dos recursos tecnológicos, este projeto de pesquisa busca, soluções que possam minimizar o distanciamento social utilizando as concepções e desafios da Internet das Coisas Musicais, desenvolvendo um modelo com a criação de uma aplicação e protocolo para compartilhamento de música de forma síncrona e em tempo real, baseando-se em cenários que demonstram tal necessidade. A aplicação utiliza conteúdos do YouTube permitindo interação com os métodos musicais entre os usuários no compartilhamento de músicas e Playlist, apresentando aos usuários uma interface simples, prática e funcional com todos os elementos básicos de um reprodutor musical, possibilitando centenas e milhares de conexões simultâneas.}
}
@inproceedings{2020RezendeAndradeSchiavoniANPPOM,
author = {Iura de Rezende and Rafael Alves Soares de Andrade and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {Lições aprendidas com a peça Narcissus de Thea Musgrave},
month = 12,
year = 2020,
publisher = {ANPPOM},
url = {http://anppom-congressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/viewFile/267/163},
pages = {1--11},
booktitle = {Anais do XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música},
address = {Manaus, AM, Brasil},
abstract = {A peça Narcissus de Thea Musgrave foi composta para clarineta ou flauta e delay na
década de 80 e é uma peça que depende, para sua execução, de determinado aparato tecnológico que
não se encontra mais disponível no mercado. A tentativa de recriar a peça utilizando o computador
como aparato tecnológico motivou a parceria entre pesquisadores do Departamento de Música e do
Departamento de Computação da Universidade Federal de São João del-Rei e resultou na presente
pesquisa. Tal pesquisa trouxe à tona diversas questões sobre a montagem desta peça e da
performance da mesma que são apresentadas no presente artigo como lições aprendidas desta
parceria.}
}
@inproceedings{2020PauloSouzaSchiavoniANPPOM,
author = {Avner Maximiliano de Paulo and Carlos Eduardo Oliveira de Souza and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {GlueTube e a colagem de conteúdo online},
month = 12,
year = 2020,
publisher = {ANPPOM},
url = {http://anppom-congressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/viewFile/317/192},
pages = {1--100},
booktitle = {Anais do XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música},
address = {Manaus, AM, Brasil},
abstract = {A colagem é uma técnica muito usada na criação de arte que consiste em literalmente
recortar e agrupar partes de diversos elementos existentes para obter um novo resultado artístico.
Mais do que uma técnica, a colagem é uma linguagem que traz também a discussão de direito
autoral ao imaginar que a utilização de parte de uma peça para criar outra poderia ser uma violação
de direitos. Com o avanço da Internet, a rede passou a ser o local onde obras de arte são divulgadas
tornando-se assim, um espaço de possibilidades infinitas de colagem. Visando possibilitar a
colagem de conteúdo online, este artigo apresenta a ferramenta GlueTube para colagem de material
online e suas possibilidades para a criação musical. Trazemos também alguns possíveis resultados
alcançados até o momento.}
}
@inproceedings{2020GoncalvesSchiavoniERES,
author = {Luan Luiz Gonçalves and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {Do Harpia ao Mosaicode a Evolução de um Ambiente de Programação Visual},
booktitle = {Anais da IV Escola Regional de Engenharia de Software},
location = {Maringá - PR},
year = {2020},
keywords = {},
issn = {0000-0000},
pages = {316--324},
publisher = {SBC},
address = {Porto Alegre, RS, Brasil},
doi = {10.5753/eres.2020.13742 },
url = {http://eres2020.github.io/},
abstract = {O ambiente de programação Harpia era uma importante ferramenta para o desenvolvimento de aplicações de visão computacional que tornou-se obsoleto devido a suas dependências terem se tornado depreciadas. Este artigo apresenta a refatoração do código desta ferramenta e a sua evolução para um
novo ambiente de programação, chamado Mosaicode.}
}
@inproceedings{2020BarbosaSchiavoniERES,
author = {Carlos Magno Barbosa and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {Avaliação de Dependências no Desenvolvimento de Sistemas},
booktitle = {Anais da IV Escola Regional de Engenharia de Software},
location = {Maringá - PR},
year = {2020},
keywords = {},
issn = {0000-0000},
pages = {106--115},
publisher = {SBC},
address = {Porto Alegre, RS, Brasil},
doi = {10.5753/eres.2020.13721},
url = {http://eres2020.github.io/},
abstract = {O reúso de bibliotecas é uma das práticas mais comuns para aumentar a eficiência do processo de desenvolvimento e a qualidade dos sistemas desenvolvidos. Contudo, esse reúso pode ocorrer de forma não apropriada e adicionar dependências externas problemáticas à manutenção do sistema. Diante desse contexto, este artigo tem o objetivo de propor uma abordagem de tópicos e questões que devem ser levadas em consideração durante o desenvolvimento ou manutenção de um sistema com o intuito de analisar a dependência desse sistema para com as bibliotecas utilizadas. Essa análise tem como objetivo a otimização das dependências e está relacionada com a longevidade, estabilidade, maturidade e manutenibilidade do sistema. Para exemplificar a proposta, um estudo de caso que descreve a análise no processo de recuperação da ferramenta Harpia / Mosaicode.}
}
@article{2020SiqueiraLatosinskiSchiavoniSCIAS,
title={EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICO-CIENTÍFICAS, DIALÓGICAS E TRANSDISCIPLINARES NA PÓS-GRADUAÇÃO},
author={Adilson Roberto Siqueria and Ivana de Vasconcellos Latosinski and Flávio Schiavoni},
journal={SCIAS.Arte/Educação},
volume={8},
number={2},
pages={5--23},
year={2020},
url={https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5211},
abstract={A tentativa de criar um diálogo entre Arte e Ciência na educação é um grande desafio. Somos constituídos de material heterogêneo e estamos acostumados a fragmentar separando as Artes e as Ciências em nossas vidas. Somos diferentes, com histórias e bagagens heterogêneas, com formações especialistas e assim vamos categorizando a nossa leitura do mundo. Neste artigo, apresentamos a metodologia utilizada na disciplina Arteciência do curso de mestrado PIPAUS da UFSJ que passa pelas etapas da construção da Faixa de Moebius, uma superfície bidimensional com apenas um lado. A arte que emerge desta metodologia é artivista e tende a abolir as divisórias dicotômicas habituais da nossa realidade. Como resultado, o artigo traz as obras apresentadas pelos alunos em uma mostra de artes e uma discussão sobre as mesmas.}
}
@inproceedings{2020VieiraRochaSchiavoniHIC,
author = {Vieira, R\^omulo and Rocha, Gabriel and Schiavoni, Fl\'avio},
title = {Current Research on the Use of HCI in Decision-Making to Build Digital Musical Instruments: A Survey},
year = {2020},
isbn = {9781450381727},
publisher = {Association for Computing Machinery},
address = {New York, NY, USA},
url = {https://doi.org/10.1145/3424953.3426646},
doi = {10.1145/3424953.3426646},
abstract = {Over the past four decades, there has been an increase in the spread of digital musical instruments (DMIs), largely due to the ease of access to cheap technologies with great processing and storage power. As such systems are flexible and can be easily reconfigured, there are few restrictions on their creation. In this context, this paper is based on techniques from the field of human-computer interaction (HCI) to propose a list of decisions to be taken into account when creating a DMI, observing its gains and losses, in order to find a common point for the building of this equipment.},
booktitle = {Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems},
articleno = {42},
numpages = {6},
keywords = {DMI, music, decision-making},
location = {Diamantina, Brazil},
series = {IHC '20}
}