@phdthesis{2021Vieira, title = {Sunflower: uma proposta de padronização para ambientes de Internet das Coisas Musicais}, school = {Universidade Federal de São João del-Rei}, author = {Rômulo Augusto Vieira Costa}, year = {2021}, type = {Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)}, abstract = {A Internet das Coisas Musicais é uma área do saber posicionada entre a Internet das Coisas, novas interfaces para expressão musical, música ubíqua, inteligência artificial, arte participatória e interação humano-computador. Ela se propõe a melhorar a relação entre musicistas e seus pares, bem como a de musicistas e membros da audiência, favorecendo concertos, produções em estúdio e o aprendizado de música. Apesar de emergente, este campo já se depara com alguns desafios, como aqueles sociais, econômicos e ambientais que são decorrentes da inserção de um novo tipo de tecnologia na sociedade, além das instigações causadas nas práticas artísticas e pedagógicas. De um ponto de vista computacional, as adversidades recaem sobre a falta de privacidade e segurança, e principalmente, na falta de padronização e interoperabilidade entre os seus dispositivos. Sendo assim, o presente trabalho apresenta o design de ambiente, chamado Sunflower, destacando sua arquitetura, protocolos e características sonoras que podem contribuir para solucionar os problemas mais recorrentes a esta área. Para validação técnica, testes foram realizados em localhost, conexão cabeada de par trançado e conexão sem fio via Wi-Fi. Ao fim de tudo, é realizada uma análise comparativa com outros três modelos já existentes, de modo a tirar conclusões sobre quais comportamentos e protocolos são recorrentes nesta área, além de indicar particularidades que podem ajudar desenvolvedores a criarem seus próprios cenários.} } @inproceedings{2021VieiraAraujoSantosSchiavoniSBCM, author = {Rômulo Vieira and João Teixeira Araújo and Edimilson Batista and Flávio Schiavoni}, title = {Automatic classification of instruments from supervised methods of machine learning}, year = {2021}, address = {Recife - PE}, booktitle = {Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Computer Music}, ISSN = {2175-6759}, pages = {1--7}, abstract = {Sorting instruments is not an easy task for humans or computers, especially when it comes to elements with the same acoustic properties, such as wind, percussion, or strings. Nevertheless, the use of audio descriptors and artificial intelligence techniques can make this duty more accessible. In this paper, three supervised methods, Naive Bayes, decision tree and Support Vector Classifier (SVC) are used to categorize acoustic guitar and bass sounds in a database, using as a parameter the information extracted from audio descriptors. The research resulted in a performance comparison of these three algorithms, considering their hit rates and processing time when classifying samples in different parts of the dataset. After all, some relevant considerations about the feasibility of automatically classifying instruments are presented.}, doi={10.5753/sbcm.2021.19418} } @inproceedings{2021CEGEMESBCM, author = {Maurício Alves Loureiro and Alexandre Silva and Aluízio Barbosa de Oliveira Neto and Davi Alves Mota and Felippe Brandão Barros and Flávio Luiz Schiavoni and Gustavo Machado Oliveira and Luis Fernando Umbelino da Silva and Ravi Shankar Viana Domingues and Renato Rodrigues Lisboa and Tairone Nunes Magalhães and Thiago de Almeida Magalhães Campolina and Tiago Lima Bicalho Cruz}, title = {CEGeME 2021 - Gestos, Movimentos, Performance musical e Pandemia}, year = {2021}, address = {Recife - PE},ISSN = {2175-6759}, pages = {272--279}, abstract = {O CEGeME - Centro de Pesquisa em Gesto e Expressão Musical é filiado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sediado na Escola de Música de Belo Horizonte, Brasil, desde 2008 é dedicado à pesquisa empírica da performance musical, que partem de informação de conteúdo musical extraída de sinais de áudio e da posição espacial tridimensional dos músicos, registradas durante uma performance musical. Com o objetivo de estabelecer uma abordagem musicológica a diferentes aspectos da expressividade musical, investigamos relações causais entre a intenção expressiva dos músicos e a forma como manipulam o material acústico e como se movem durante a execução de uma peça musical. O grupo atraiu postulantes de estudos de diversas áreas de conhecimento e músicos profissionais instigados por questões específicas envolvidas na expressividade musical, tais como, estudos sobre o uso da segunda válvula do trombone baixo moderno para obter um melhor legato, os parâmetros acústicos do filtro-fonte no trompete, as emoções faciais presentes na performance de cantores líricos, os parâmetros acústicos e psicoacústicos associados a diferentes preparações de palheta do oboé, a modelagem espectral do ataque de notas na clarineta, análise do timbre musical baseada em aprendizado de máquina, estudos de parâmetros acústicos e cinemáticos associados à execução da transição de notas em legato na clarineta, análise da articulação na performance de uma peça para clarineta de Debussy, aplicações sonológicas na educação musical, influência da consistência na interpretação na coesão da performance da música de câmara e o desenvolvimento de software na plataforma python criado para dar suporte às demandas da pesquisa conduzida no CEGeME.}, doi={10.5753/sbcm.2021.19463} } @inproceedings{2021AliceSBCM, author = {Flávio Luiz Schiavoni and Ana Clara Medina Fonseca and Avner Maximiliano de Paulo and Carlos Eduardo Oliveira de Souza and Cleisson José Dias da Silva and Emerson Junio Silva Costa and Fábio dos Passos Carvalho and Gabriel Lopes Rocha and Gabriel Rodrigues Chaves Carneiro and Igino de Oliveira Silva Júnior and Igor Alves Estevam Andrade and Isadora Franco Oliveira and João Marcos de Oliveira Lara and João Teixeira Araújo and João Pedro Mendes de Oliveira and Jônatas Araújo da Silva and Luan Luiz Gonçalves and Lucas Estevão dos Santos and Luiz Gustavo Colzani Monti Sousa and Mariana Pereira Lellis and Matheus de Bonfim Rodrigues Jordão and Rafael Alves Soares de Andrade and Rebeca Lima Soares and Rômulo Augusto Vieira Costa and Samuel Rodrigues Rabay}, title = {Alice no paı́s da pandemia (2021)}, year = {2021}, address = {Recife - PE}, booktitle = {Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Computer Music}, ISSN = {2175-6759}, pages = {266--271}, abstract = {O ALICE - Arts Lab in Interfaces, Computers, and Everything Else é um laboratório de pesquisa do Departamento de Computação da Universidade Federal de São João del-Rei. Acolhendo pesquisadores de várias áreas, o ALICE tem desenvolvido pesquisas nas áreas de processos criativos amparados pela tecnologia, música em rede, paisagens sonoras, orquestras de dispositivos e outras áreas em que é possı́vel aliar arte e tecnologia sem que uma destas áreas se coloque acima da outra. Neste artigo, apresentamos nossos desenvolvimentos recentes e amentos atuais em um ano em que a distância de nossos corpos tenta ser superada pela onipresença das redes de computadores.}, doi={https://doi.org/10.5753/sbcm.2021.19462} } @inproceedings{2021AlmeiraVieiraOliveiraSchiavoniSBCM, author = {Alexandre Silva de Almeida and Rômulo Vieira and Rafael Sachetto Oliveira and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Desafios da Internet das Coisas Musicais}, year = {2021}, address = {Recife - PE}, booktitle = {Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Computer Music}, ISSN = {2175-6759}, pages = {249--252}, abstract = {A Internet das Coisas Musicais é uma área de pesquisa que pretende levar a conectividade da Internet das Coisas para o campo da música e das artes. Junto a esta tecnologia surge a possibilidade de conexão de diferentes coisas musicais em um ambiente de concerto ou de criação artı́stica que permitiria, por exemplo, a participação do público nestes processos, tanto de maneira presencial, por meio de uma rede local, quanto remoto, por meio da Internet. Neste trabalho trazemos algumas discussões sobre a IoMusT e também suas possibilidades e desafios.}, doi={10.5753/sbcm.2021.19459} } @inproceedings{2021LopesSchiavoniSBCM, author = {Gabriel Lopes Rocha and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Expressividade de instrumentos musicais digitais - Just push play}, year = {2021}, address = {Recife - PE}, booktitle = {Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Computer Music}, ISSN = {2175-6759}, pages = {245--248}, abstract = {A criação de um instrumento musical digital é uma atividade que atrai músicos e pesquisadores há décadas e certamente possui problemas em abertos sobre os quais estas pesquisas tem se debruçado. Certamente, criar um instrumento pode ser uma tarefa simples que consiste em organizar uma interface de forma que ela sirva para fazer som. No entanto, esta interface simples pode estar distante do que consideramos um instrumento musical quando pensamos que gerar som pode não ser a única coisa que buscamos ao tocar um instrumento.}, doi={10.5753/sbcm.2021.19458} } @inproceedings{2021SouzaSilvaAndradeSchiavoniSBCM, author = {Carlos Eduardo Oliveira de Souza and Jônatas Araújo da Silva and Rafael Alves Soares de Andrade and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Cerâmica e silı́cio na criação musical}, year = {2021}, address = {Recife - PE}, booktitle = {Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Computer Music}, ISSN = {2175-6759}, pages = {237--240}, abstract = {Esse artigo aborda uma pesquisa transdisciplinar entre áreas de música, computação, acústica e cerâmica e apresenta a criação de um instrumento musical digital composto por diversos smartphones que se comunicam por protocolos de rede gerados em patches criados no Pure Data em conjunto com a plataforma MobMuPlat. Neste instrumento temos um conjunto de ”vozes”, onde cada celular exerce o papel de um músico abstrato. Esses celulares são acoplados em amplificadores modelados em cerâmica que respondem de formas diversas às frequências tocadas, criando assim, uma camada sonora alterada, compondo o instrumento não só como um amplificador, mas também como efeito, influenciando no timbre final.}, doi={10.5753/sbcm.2021.19456} } @inproceedings{2021PauloSousaSilvaSchiavonioSBCM, author = {Avner Maximiliano de Paulo and Luiz Gustavo Colzani Monti Sousa and José Mauro da Silva and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Web Art em tempos de HTML5}, year = {2021}, address = {Recife - PE}, booktitle = {Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Computer Music}, ISSN = {2175-6759}, pages = {233--236}, abstract = {Este artigo tem como objetivo explorar como se deu o início da arte digital, como surgiu a web art, como se produz a web art hoje e quais tecnologias desenvolvidas a partir do ideal artístico oferecem possibilidades para a arte e outras áreas.}, doi={10.5753/sbcm.2021.19455} } @inproceedings{2021SilvaAlmeidaSchiavoniSAD, author = {Igino de Oliveira Silva Júnior and Flávio Luiz Schiavoni and Marcela Alves de Almeida}, title = {A INTERFACE PARA O RENDA-SE AO ALTO DAS MERCÊS}, year = {2021}, address = {Belo Horizonte - MG}, booktitle = {Anais do VI Seminário de Artes Digitais (SAD) 2020/2021}, ISSN = {2674-7847}, pages = {325-334} } @inproceedings{2021VieiraCarvalhoSilvaSchiavoniSAD, author = {Rômulo Augusto Vieira and Fábio dos Passos Carvalho and Igino de Oliveira Silva Júnior and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Por uma arte digital povera}, year = {2021}, address = {Belo Horizonte - MG}, booktitle = {Anais do VI Seminário de Artes Digitais (SAD) 2020/2021}, ISSN = {2674-7847}, pages = {437-445} } @inproceedings{2021SiqueiraSchiavoni, author = {Adilson Siqueira and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Arte contra as mudanças climáticas}, year = {2021}, address = {São João del-Rei - MG}, booktitle = {Anais do 2o. Simpósio em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade}, ISSN = {2594-8482}, pages = {263-280} } @inproceedings{2021SchiavoniSIAUS, author = { SCHIAVONI, Flávio Luiz and ANDRADE, Rafael Alves Soares de and CARNEIRO, Gabriel Rodrigues Chaves and COSTA, Rômulo Augusto Vieira and COSTA, Emerson Junio Silva and FONSECA, Ana Clara Medina and GONÇALVES, Luan Luiz and LARA, João Marcos de Oliveira and LELLIS, Mariana Pereira and OLIVEIRA, Isadora Franco and OLIVEIRA, João Pedro Mendes de and PAIVA, Guilherme de Castro Paolucci and RABAY, Samuel Rodrigues and ROCHA, Gabriel Lopes and SANTOS, Lucas Estevão dos and SILVA, Cleisson José Dias da and SILVA, Jônatas Araújo da and SOARES, Rebeca Lima and SOUSA, Júlio César de and SOUSA, Luiz Gustavo Colzani Monti and SOUZA, Carlos Eduardo Oliveira de}, title = {ALICE: Uma interface entre a arte e a tecnologia}, year = {2021}, address = {São João del-Rei - MG}, booktitle = {Anais do 2o. Simpósio em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade}, ISSN = {2594-8482}, pages = {58-69} } @inproceedings{2021SchiavoniGusmaoVargas, author = {Flávio Luiz Schiavoni and Rita Gusmão and José Dario Vargas}, title = {Ações pelo coletivo: Grupos de pesquisa, ensino e extensão em artes, urbanidades e sustentabilidade}, year = {2021}, address = {São João del-Rei - MG}, booktitle = {Anais do 2o. Simpósio em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade}, ISSN = {2594-8482}, pages = {20-21} } @inproceedings{2021SilvaJuniorArtech, author = {Silva Junior, Igino and Schiavoni, Flavio and Almeida, Marcela}, title = {RENDA-SE AO ALTO DAS MERC\^{E}S}, year = {2021}, isbn = {9781450384209}, publisher = {Association for Computing Machinery}, address = {New York, NY, USA}, url = {https://doi.org/10.1145/3483529.3483732}, doi = {10.1145/3483529.3483732}, abstract = {Renda-se ao Alto das Merc\^{e}s is an artistic installation that toke place in S\~{a}o Jo\~{a}o del-Rei. The title is based on the latin term reddere (re + dare) wich means to return. It is inspired by the collection of lace from Fortim dos Emboabas and the remarkable historical event known as “Cap\~{a}o da Trai\c{c}\~{a}o” - massacre in which paulistas were surrendered during the Emboabas War. Also, the name stablishes an ambiguous meaning as in Portuguese Render-se means to surrender and Rendar means to do a lace. The project aims to promote the participation of the local population by means a collective artistic event based on laces - a product of the local culture - which are produced physically and digitally. The interface consists of a mobile application that digitally reproduces the hand loom using SVG images. Each user interacts with a digital loom, creating a lace with colors that represent different desires. The data generated is displayed in an interactive environment through projections: 1) A mosaic containing the information entered by the users (color, text and lace design); 2) Projection containing an animation of the last lace sent; 3) A video explaining how to produce the physical lace.}, booktitle = {10th International Conference on Digital and Interactive Arts}, articleno = {85}, numpages = {6}, keywords = {Digital Interface, Responsive Environments, Social Sustainability}, location = {Aveiro, Portugal, Portugal}, series = {ARTECH 2021} } @article{2021MorandiSchiavoni, title={Foley, soundscape e Música Ubíqua em processos criativos audiovisuais}, volume={7}, url={https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/34385}, number={1}, journal={Revista Nava}, author={Thiago de Andrade Morandi and Flávio Luiz Schiavoni}, year={2021}, pages={159--168}, issn={2525-7757}, doi={10.34019/2525-7757.2021.v7.34385}, month={Dec.}, abstract={O som em produções audiovisuais é elemento essencial para que os fi lmes causem maior impacto e proporcione uma estética relacional com seus espectadores. Este breve estudo traz alguns levantamentos realizados em vídeos diversos que utilizam como proposta de processos criativos a técnica de foley (1), soundscape (2) e Música Ubíqua (3). 1. Foley é uma técnica de realizar o som no estúdio com efeitos sonoros relacionados à interação humana com o mundo; 2. Soundscape na tradução literal é paisagem sonora, conceito de Murray Schafer, com aplicações diversas; 3. Música Ubíqua é a criação de composições musicais utilizando aparelhos tecnológicos ubíquos. Este campo de estudo muito se assemelha à forma com que são feitas as técnicas de foley e captação de paisagens sonoras. Buscamos trazer em mais detalhes cada um destes conceitos e técnicas adotadas. Como exemplos trazemos algumas produções recentes realizadas nos últimos anos e duas criações artísticas feitas por Thiago A. Morandi em 2018.} } @article{2021SiqueiraLatosinskiSchiavoni, title={A REALIDADE SOCIAL E HISTÓRICA DE SÃO JOÃO DEL-REI SOB AS PERSPECTIVAS ARTÍSTICAS DAS AGLUTINAÇÕES CULTURAIS NA MOSTRA VESTÍGIOS}, volume={XV}, url={https://ihgsaojoaodelrei.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Revista-IHG-SJDR-Vol-XV.pdf}, number={1}, journal={Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei}, author={Adilson Siqueira and Ivana de Vasconcellos Latosinski and Flávio Luiz Schiavoni}, year={2021}, pages={149--163}, issn={1677-2865}, month={Dec.}, abstract={A cultura de um povo e um lugar é parte de sua história e, como tal, possui uma necessidade de ser atualizada e revista para garantir que a mesma acompanhe a evolução da sociedade. Neste artigo, apresentaremos um olhar diferente da cidade de São João del-Rei, feito por alunos do curso de mestrado do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) por meio de uma mostra de arte, a IV Mostra Vestígios realizada no ano de 2019. Os alunos deste programa, vindos de São João del-Rei e de outros municípios do Brasil, nos permitem reler a história da cidade por meio de suas obras de arte e pensar a realidade social e histórica de São João del-Rei através da arte e da realidade que estes olhos conseguem ver, assimilar e refletir.} } @inproceedings{2021PauloSchiavoniSIC, author = {Avner Maximiliano de Paulo and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Mosaicode e WebArt}, booktitle = {Anais do XXVII SIC - Seminário de Iniciação Científica da UFSJ}, location = {São João del-Rei}, year = {2021}, pages = {1--8}, abstract = {Este projeto tem como objetivo entender e explicar como será o processo para a criação das funções de produção de web arte para a ferramenta de programação visual Mosaicode.} } @inproceedings{2021SouzaSchiavoniSIC, author = {Carlos Eduardo Oliveira de Souza and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {SINCRONIZAÇÃO E CONTROLE EM ORQUESTRAS DIGITAIS}, booktitle = {Anais do XXVII SIC - Seminário de Iniciação Científica da UFSJ}, location = {São João del-Rei}, year = {2021}, pages = {1--11}, abstract = {Esse trabalho aborda o desenvolvimento de uma pesquisa na área de redes e da música, buscando categorizar os modelos possíveis das práticas musicais de conjunto, por exemplo, a relação entre maestro e orquestra, ou a dos músicos de uma banda em um improviso de jazz, selecionando assim, os modelos viáveis para serem aplicados a um instrumento desenvolvido com celulares conectados em rede, onde são dispostos alguns celulares como saída do áudio, encaixados em uma espécie de amplificador de argila, e outros dispostos para o controle deste instrumento, podendo ser um músico tocando sozinho, ou um grupo de músicos interagindo entre si, com mais de um controle alterando os parâmetros do instrumento. A pesquisa apresenta foco na prática de conjunto (colaboração entre os envolvidos), na conexão dos aparelhos em uma rede própria e busca trazer um novo instrumento, com uma peça baseada no uso desse instrumento e na interação com o público. A criação de um instrumento musical acústico pode partir da interação artesanal do luthier com o material a ser transformado em instrumento tendo como processo criativo a exploração do material pela tentativa e erro até que se chegue a algum resultado musical ou sonoro interessante. Nestes casos, a construção do instrumento musical acústico pode não partir de um som desejado mas no tipo de interação que se deseja com determinado material. Já no Instrumento Musical Digital (IMD), a construção pode iniciar pelo som que se deseja obter ou até mesmo de um som pré-existente e só posteriormente ser decidido como será a relação do músico com ele. Também é possível partir de uma determinada relação, interface ou gesto, em como será a relação do músico com o instrumento para depois ser pensado em como o mesmo irá soar. Portanto, a construção de um IMD pode ser feita por uma demanda que desassocia o som do material a ser tocado, sendo que seu uso específico pode determinar uma construção feita com base em uma necessidade de performance. Quando consideramos o computador como ferramenta de produção artística, torna-se necessário repensar a maneira como interagimos com ele. As interfaces de entrada padrão, teclado e mouse possuem uma capacidade de captura gestual pobre e limitada. Se pensarmos no ato de pintar um quadro, por exemplo, existem sutilezas no movimento executado por um pincel que dificilmente um mouse será capaz de simular, já que seu botão não é capaz de capturar a intensidade de seu pressionamento. Este problema leva à nossa pesquisa de novas interfaces para criação artística [1]. São muitas as tecnologias disponíveis para darem suporte a criações musicais e desenvolvimento de novos IMD. Nesse caso, estão os telefones celulares.} } @inproceedings{2021RochaSchiavoniSICII, author = {Gabriel Lopes Rocha and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {GESTO, LINGUAGEM E MAPEAMENTO EM INSTRUMENTOS MUSICAIS DIGITAIS}, booktitle = {Anais do XXVII SIC - Seminário de Iniciação Científica da UFSJ}, location = {São João del-Rei}, year = {2021}, pages = {1--13}, abstract = {Expressividade é um conceito de grande importância dentro do contexto de fazeres artísticos, como a atividade de tocar um instrumento musical. Computadores têm sido uma ferramenta poderosa no universo de criação musical, pois trazem facilidades e possibilidades bastante apreciadas por profissionais da área. Entretanto, embora o processo de composição e tratamento de melodias possa ser feito de maneira satisfatória através da interação tradicional entre humano e máquina, mouse e teclado, performances em tempo real exigem métodos de entrada mais sofisticados. Este trabalho analisa a utilização de interfaces não convencionais e o relacionamento das entradas fornecidas com os parâmetros de produção sonora. Mostramos que para adquirir o nível de expressividade necessária em um Instrumento Musical Digital, o conceito de mapeamento deve ser pensado de maneira a extrapolar a noção comum de precisão e eficiência. Precisamos fornecer ao instrumentista as possibilidades de controle necessárias para realizar a sua performance de maneira a traduzir intenções e sentimentos. Isto requer um grau de complexidade capaz de tirar vantagem de habilidades treinadas permitindo uma manipulação sutil e íntima do instrumento. Com este objetivo, analisamos o conceito de expressividade musical e estudamos técnicas de mapeamento para relacionar linguagem, gesto e resultado sonoro.} } @inproceedings{2021RochaSchiavoniSIC, author = {Gabriel Lopes Rocha and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {A Análise Da Performance Musical Em Instrumentos Musicais Digitais}, booktitle = {Anais do XXVII SIC - Seminário de Iniciação Científica da UFSJ}, location = {São João del-Rei}, year = {2021}, pages = {1--15}, abstract = {Em Instrumentos Musicais Digitais(IMDs), a produção sonora ocorre através de algoritmos computacionais e o corpo do instrumento trata-se de uma interface eletrônica capaz de se comunicar com o computador. Temos total liberdade na escolha e desenvolvimento de cada uma destas partes e também em determinar como elas irão se relacionar. Portanto, não estamos limitados pelas características físicas dos materiais que estamos trabalhando, como um luthier tradicional de instrumentos acústicos estaria. Entretanto, com um horizonte tão vasto de possibilidades é muito fácil ficar perdido. Desenvolvedores tender a se focar em aspectos técnicos da criação de IMDs, como a escolha e implementação de tecnologias inovadoras, tanto na parte de interface quanto na parte de síntese sonora. Não podemos contudo deixar de lado questões importantes do fazer musical, como os conceitos de performance e expressividade. Tendo isto em mente, nos dedicamos neste trabalho a pesquisar estes elementos e discutir como eles podem servir para orientar a criação de novos IMDs. Apresentamos o conceito de idiomática de um instrumento como é utilizado por pesquisadores da área de música. Também discutimos a ideia de IMDs que possuem um certo nível de automação para trabalhar sobre performances prontas, similar ao nível de controle que um maestro tem sobre uma orquestra. Discutiremos brevemente os pontos positivos e negativos desse modo de organização. Por fim, apresentamos uma proposta de instrumento bastante inusitada. Esta proposta servirá principalmente como um exercício mental para refletir sobre todos os pontos que apresentamos, embora tenhamos a intenção de implementar este instrumento na prática.} } ]@inproceedings{2021LellisSchiavoniUbimus, author = {Mariana Lellis and Flávio Schiavoni}, title = {Incorporando a relação espaço-tempo na criação artística}, booktitle = {Proceedings of the 11 th Workshop on Ubiquitous Music (UbiMus 2021)}, location = {Matosinhos, Portugal}, year = {2021}, doi = {10.5281/zenodo.5552419}, isbn = {978-65-00-30880-8}, pages = {183--186}, url = {https://zenodo.org/record/5552419}, abstract = {This study presents the development of a new interface for the GlueTube application in order to make it more accessible to the general public. It was identified that this tool, which aims to make it possible to paste material online for musical creation, had a little intuitive GUI. It was proposed to solve the problem using spatial anchoring to organize temporal events, since it would be a viable alternative to this problem.} } @inproceedings{2021VieiraLunhaniSchiavoniUbimus, author = {Rômulo Vieira and Guilherme Lunhani and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Vantagens e desafios do emprego da metodologia STEAM no ensino de música na educação básica brasileira}, booktitle = {Proceedings of the 11 th Workshop on Ubiquitous Music (UbiMus 2021)}, location = {Matosinhos, Portugal}, year = {2021}, pages = {172--182}, doi = {10.5281/zenodo.5552419}, isbn = {978-65-00-30880-8}, url = {https://zenodo.org/record/5552419}, abstract = {Music education in Brazil faces several challenges, from the lack of trained teachers in the area to the lack of suitable places for practice and the scarcity of musical instruments. Besides, there are structural and socioeconomic problems that interfere with the country’s educational system. To help remedy these problems, this paper presents reflections on the use of the STEAM methodology in music education, also assisting in the instruction of the sciences and other fields of the arts. The teaching contexts of before and during the pandemic are taken into account.} } @inproceedings{2021SouzaSilvaAndradeSchiavoniUbimus, author = {Carlos Eduardo Oliveira de Souza and Jônatas Araújo da Silva and Rafael Alves Soares de Andrade and Flávio Schiavoni}, title = {Telefone sem Fio}, booktitle = {Proceedings of the 11 th Workshop on Ubiquitous Music (UbiMus 2021)}, location = {Matosinhos, Portugal}, year = {2021}, pages = {156--157}, doi = {10.5281/zenodo.5552419}, isbn = {978-65-00-30880-8}, url = {https://zenodo.org/record/5552419}, abstract = {Thinking about the phenomena of mass communications and the effects that the reproduction of a message can create, we present here the work called Cordless telephone, a composition for networked cell phones that uses the environment to create sound layers. Phones still use their screens, flash-lights and vibracall to help the public understand communication today. The piece also has a set of acoustic amplifiers made in ceramic that serve to amplify the voices of cell phones and help us compose the scenography of this presentation.} } @inproceedings{2021VieiraSchiavoniUbimus, author = {Rômulo Vieira and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Managing an IoMusT environment and devices}, booktitle = {Proceedings of the 11 th Workshop on Ubiquitous Music (UbiMus 2021)}, location = {Matosinhos, Portugal}, year = {2021}, pages = {32--44}, doi = {10.5281/zenodo.5552419}, isbn = {978-65-00-30880-8}, url = {https://zenodo.org/record/5552419}, abstract = {The Internet of Musical Things (IoMusT) is an interdisciplinary area that encompasses concepts from the Internet of Things, ubiquitous music, new interfaces for musical expression, human-computer interaction, and participatory art. Despite being a recent field of study, it already presents well-defined contributions and challenges to the interdisciplinary areas involved on it. Among the challenges, we highlight the lack of standardization in the protocols and data that circulate in these environments and also a possible lack of interoperability between devices. To contribute to the solution of this problem, this paper presents Sunflower, a tool that allows communication between different technological and musical elements present in an IoMusT environment, focusing on its management strategies based on a parallel established with other tools that help in musical practice via the network.} } @inproceedings{2021VieiraSchiavoniAM, author = {Vieira, R\^{o}mulo and Schiavoni, Fl\'{a}vio}, title = {Sunflower: An Environment for Standardized Communication of IoMusT}, year = {2021}, isbn = {9781450385695}, publisher = {Association for Computing Machinery}, address = {New York, NY, USA}, url = {https://doi.org/10.1145/3478384.3478414}, doi = {10.1145/3478384.3478414}, abstract = { The Internet of Musical Things (IoMusT) area, although recent, has well-defined aspects concerning musical practice via the network. However, several challenges are also present, from those related to musical and artistic practice, even those dealing with environmental and social issues. From a computational point of view, the main dilemmas revolve around the lack of resources to deal with heterogeneity and the lack of standard in the communication of the devices that make up this scenario. Therefore, this paper presents Sunflower, a tool inspired by the Pipes-and-Filters architecture that allows communication between different objects, and focuses on its usage protocol. Its layered structure is also presented, showing the types of data, messages, and musical things present in each one of them. After all, the tests and results that certify to the functionality of this environment are demonstrated.}, booktitle = {Audio Mostly 2021}, pages = {175–181}, numpages = {7}, keywords = {Internet of Musical Things, Sunflower environment, Protocol definition, Network communication, Pipes-and-Filters}, location = {virtual/Trento, Italy}, series = {AM '21} } @inproceedings{2021OliveiraLoureiroSchiavoni, author = {Aluizio Barbosa de Oliveira Neto and Maurício Alves Loureiro and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {A tecnologia no estudo empírico da performance musical}, booktitle = {ANAIS DO VI CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO}, location = {Online}, year = {2021}, pages = {430--436}, url = {https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/17590}, abstract = {Este artigo apresenta um relato de experiência e métodos desenvolvidos a partir de disciplinas e práticas relacionadas ao uso de meios tecnológicos no contexto da pesquisa em performance musical e o ensino musical de nível superior. O uso de ferramentas computacionais para análise quantitativa de parâmetros sonoros é explorado como recurso para a pesquisa e o ensino da música. A avaliação realizada pelos profissionais e estudantes envolvidos no processo foi positiva e os experimentos permitiram uma boa compreensão das oportunidades e desafios oriundos da abordagem proposta.} } @inproceedings{2021AndradeGoncalvesRezendeSchiavoni, author = {Rafael Alves Soares de Andrade and Luan Luiz Gonçalves and Iura de Rezende and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {A inserção do músico no universo das práticas musicais com mediações tecnológicas baseadas em software livre}, booktitle = {ANAIS DO VI CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO}, location = {Online}, year = {2021}, pages = {424--429}, url = {https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/17589}, abstract = {Este artigo apresenta a inserção do músico no universo das práticas musicais com mediações tecnológicas baseadas em software livre. Neste trabalho, apresentamos a recriação da peça Narcissus, de Thea Musgrave, para clarineta e delay. A recriação desta peça foi feita utilizando tecnologia atual e é apresentada aqui como uma prática interdisciplinar que envolveu alunos dos departamentos de Computação e de Música.} } @phdthesis{2021Carvalho, title = {Paisagens Sonoras: O Toque dos sinos na era digital}, school = {Universidade Federal de São João del-Rei}, author = {Fábio dos Passos Carvalho}, year = {2021}, type = {Dissertação (Mestrado em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade)}, abstract = {Os toques dos sinos e o ofício de sineiro em Minas Gerais são manifestações culturais tradicionais registradas no Livro de Registro das Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2009. Estas práticas, ligadas à atividade comunicacional e festiva-religiosa, perduram vigorosamente em São João del-Rei e caracterizam sua paisagem sonora, tornando-a conhecida como “Cidade dos Sinos”. Entretanto, diante do atual cenário de advento tecnológico, interferências nesta expressão tradicional podem catalisar mutações ou até resultar em transformações significativas em seus formatos originais. Desta forma, neste trabalho, procura-se por meio da compreensão dos contornos assumidos pelo som do sino na atualidade, utilizá-lo como ponto de partida para duas ações que utilizam das tecnologias ubíquas para produzir, reproduzir e difundir significâncias sobre estes bens culturais. São elas: uma instalação artística e um site acervístico. Metodologicamente, a pesquisa divide-se em: pesquisa bibliográfica, gravações em campo e produção de atividades práticas. Espera-se que todo o trabalho seja capaz de promover valores da cultura sineira ao utilizar-se de ferramentas tecnológicas que, paradoxalmente e potencialmente, contribuem para a sua obsolescência. Como considerações finais apresentam-se: uma descrição do percurso realizado durante o mestrado; e a interpretação de utilização dos meios tecnológicos como vetores de valorização e proteção cultural.} } @article{2021Soares, title={O Canto da Urbe}, volume={19}, url={https://tramabodoque.com/2021/09/05/o-canto-da-urbe/}, number={107}, journal={TRAMA Arte Cultura e Criatividade}, author={Rebeca Lima Soares and Flávio Luiz Schiavonni}, year={2021}, pages={1--1}, month={set.} } @article{2021BarbosaGoncalvesREIC, title={Uma Metodologia e Estudo de Caso para a Avaliação de Dependências no Desenvolvimento de Sistemas}, volume={19}, url={https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/1882}, abstract={O reúso de bibliotecas é uma das práticas mais comuns para aumen-tar a eficiência do processo de desenvolvimento e a qualidade dos sistemas de-senvolvidos. Contudo, esse reúso pode ocorrer de forma não apropriada e adi-cionar dependências externas problemáticas à manutenção do sistema. Diantedesse contexto, este artigo tem o objetivo de propor uma abordagem de tópicose questões que devem ser levadas em consideração durante o desenvolvimentoou manutenção de um sistema com o intuito de analisar a dependência dessesistema para com as bibliotecas utilizadas. Essa análise tem como objetivo aotimização das dependências e está relacionada com a longevidade, estabili-dade, maturidade e manutenibilidade do sistema. Para exemplificar a proposta,um estudo de caso que descreve a análise no processo de recuperação da ferra-menta Harpia / Mosaicode.}, number={3}, journal={Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação}, author={Barbosa, Carlos Magno and Gonçalves, Luan Luiz and Schiavonni, Flávio Luiz}, year={2021}, pages={1--18}, month={set.} } @phdthesis{2021Araujo, title = {Proposta de Arquitetura para Interação do Público em Performances Digitais}, school = {Universidade Federal de São João del-Rei}, author = {João Teixeira Araújo}, year = {2021}, type = {Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)}, abstract = {A participação do público em espetáculos artísticos se faz presente na arte contemporânea como uma tentativa de quebra de papéis onde o público, o criador e o performer podem se misturar na criação e execução de um trabalho, visando proporcionar especificamente ao público um papel ativo e não de mero espectador. Este tipo de visão aliado ao constante avanço tecnológico acabou influenciando o surgimento de trabalhos artísticos os quais envolvem a participação do público através da utilização de aparatos tecnológicos, dando origem às chamadas performances e instalações digitais. Por envolver a utilização de diferentes algoritmos através de dispositivos móveis, computadores e sensores, as formas de interação do público nestes tipos de obras se tornaram bastante amplas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma arquitetura para descrever como cada interação é dada em uma performance ou instalação digital, do ponto de vista tecnológico. Além disto, serão apresentadas 3 obras artísticas: a performance digital "O Chaos das 5", baseada no uso de dispositivos móveis para prover a interação do público; a instalação digital "Per(sino)ficação" a qual utiliza técnicas de processamento de imagem para realizar diferentes sínteses sonoras de acordo com a imagem captada do participante; e a instalação digital "Leiamídia" a qual utiliza técnicas de machine learning e de processamento de imagem e som para prover a interação dos participantes com a máquina.} } @phdthesis{2021SilvaJunior, title = {PROJETO RENDA-SE: A APROPRIAÇÃO CRIATIVA DE ESPAÇOS URBANOS PROMOVIDA POR INTERFACES LÚDICAS}, school = {Universidade Federal de São João del-Rei}, author = {Igino de Oliveira Silva Júnior}, year = {2021}, type = {Dissertação (Mestrado em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade)}, abstract = {This work seeks to study a project of an Interactive Environment entitled “Renda-se ao Alto das Mercês” held in Fortim dos Emboabas, São João del-Rei / MG. It aims to investigate how the activation of urban spaces — performed through interactive art — can contribute to social sustainability. It seeks to analyze how these environments can be used as a tool for promoting social dialogue and to evaluate the socio-spatial implications that emerge from the creative appropriation of these environments. This research fits into the paradigm of complexity, as it addresses various fields of knowledge and considers that is necessary to establish a transdisciplinary vision that crosses them. Therefore, articulations between art, urbanism and technology are developed, covering themes related to computing, game theory, cybernetics, artistic processes, among others. In this context, it is observed that the game is a fundamental basis for establishing processes of interaction and knowledge articulation, enabling the active participation of the user and allowing the appropriation of public spaces in new ways. Within the tools of Research by Design, the methodological procedure adopted for this work, an artistic practice is accepted as a research tool aiming at social transformation through dialogue and considering Interactive Environments in urban spaces as a powerful communication channel since its collective creation.} } @inproceedings{2021Oliveira, author = {Isadora Franco Oliveira and Zandra Coelho de Miranda}, title = {Batucada das Minas: a sororidade do batuque}, booktitle = {Caderno de Resumos: Sonoridades fronteiriças - II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades}, location = {Florianópolis}, year = {2021}, pages = {146--147}, url = {https://b662aea7-ab7a-44cd-995a-ef2ec071a762.filesusr.com/ugd/3ca975_910aad22ccdc4f908a4b6f140ea036c3.pdf}, abstract = {O movimento feminista busca questionar o papel da mulher na sociedade e passou por diversos momentos até chegar à configuração atual, com ações de combate à discriminação de gênero e à submissão da mulher, possuindo ainda diferentes correntes, ou múltiplos “feminismos”. A música, sendo entendida em parte como um reflexo da sociedade, perpetuou durante décadas o domínio masculino, onde a presença da mulher na música passa a ganhar certo destaque apenas no início do século XX. São João del-Rei e Tiradentes, cidades localizadas no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, possuem uma tradição artística que remete ao século XVIII, com atividades no campo da música sacra e erudita, além de manifestações musicais populares, como a Folia de Reis e os batuques. Nestas cidades, o carnaval de rua conta com desfiles que unem música – regência, percussão, marchinhas – e a dança, conversando também com a religiosidade local, visto que o carnaval antecede o período da quaresma. Nesse sentido, o presente trabalho busca explorar a participação das mulheres na arte, música e, mais especificamente, no samba, aliando, desta maneira, o feminismo, a música e as manifestações populares. Estabelecendo uma relação entre mulheres e música em São João del-Rei e Tiradentes, realiza-se um estudo de caso sobre o grupo Batucada das Minas, bloco composto somente por mulheres criado em 2019 com o propósito de ser um coletivo feminista com manifestações na rua através da música. O grupo surgiu a partir da necessidade de uma representação exclusivamente feminina e de cunho feminista na região, inspirando-se em grupos semelhantes já existentes, e conta com mulheres de diferentes cidades, cores, classes sociais e idades. Nosso estudo de caso aborda diferentes questões ao analisar a construção do Batucada das Minas, investigando como se formou o grupo, as escolhas feitas – como o nome, repertório e temas abordados –, as apresentações realizadas, dificuldades encontradas, eventuais soluções e como o grupo lida com as diferentes realidades e feminismos dentro de um mesmo coletivo. É importante explorar também como o grupo se desdobra além do movimento de batucada, inserindo-se como parte da comunidade local, especialmente em tempos de pandemia, visto que os encontros presenciais com ensaios e música foram interrompidos. As discussões e ações na comunidade continuam acontecendo através do envolvimento de diversas participantes do Batucada das Minas com outros grupos locais, como o Fórum de Mulheres das Vertentes. Isto posto, a pesquisa se configura como um estudo de caso, onde discute-se o papel de coletivos feministas como o Batucada das Minas na comunidade local, utilizando-se também de referências bibliográficas que abordam feminismo e participação da mulher na música. O trabalho busca trazer uma análise e reflexão crítica sobre o grupo abordado, discutindo a presença da mulher em diferentes setores da sociedade, além de debater a importância de intervenções feministas na arte sonora.} } @inproceedings{2021Rabay, author = {Samuel Rodrigues Rabay and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Sampleando sinos afrocatólicos - territorialidade, conservadorismo e antropofagia}, booktitle = {Caderno de Resumos: Sonoridades fronteiriças - II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades}, location = {Florianópolis}, year = {2021}, pages = {96--97}, url = {https://b662aea7-ab7a-44cd-995a-ef2ec071a762.filesusr.com/ugd/3ca975_910aad22ccdc4f908a4b6f140ea036c3.pdf}, abstract = {A cidade de São João del-Rei, localizada na zona da mata mineira, é palco de uma tradição sineira centenária, o que a fez ser conhecida como “a terra onde os sinos falam”. Nesta cidade, os toques dos sinos possuem uma linguagem própria, compreendida por parte da população, linguagem esta que atendeu e ainda atende a necessidade de comunicação desta região desde um passado em que não havia outros meios de comunicação. Esta tradição sineira católica e cheia de significados e mensagens guarda ainda uma relação com outro fato histórico regional. Devido à atividade de mineração, a região de São João del-Rei teve, no passado, uma grande quantidade de negros escravizados, sendo que estes escravizados se tornaram responsáveis por muitas atividades na cidade, inclusive o toque dos sinos. Isso influenciou os toques religiosos e resultou em uma estética musical muito próxima aos ritmos africanos. O presente trabalho propõe debater a acustemologia da cidade, sua relação com o som dos sinos, aspectos históricos da tradição e apagamentos. Iniciamos este debate apresentando um trabalho artístico recente que utilizou gravações dos sinos afrocatólicos de São João del-Rei, misturando-os com batidas eletrônicas e instrumentos de percussão e criando um material inédito baseado nestes samples. Além dos samples, o material conta ainda com um videoclipe feito com imagens da cidade e da manifestação cultural sineira. Este material visual também conta com modificações em sua estrutura, com uma edição que usa de uma colorização artificial e de efeitos para reforçar o conceito de antropofagia cultural. No entanto, o lançamento deste material audiovisual em redes sociais não passou incólume e a comunidade local reagiu de maneira positiva mas também negativa ao mesmo, com algumas pessoas reivindicando a territorialidade dos sinos, dizendo que a produção descaracterizou a tradição e sua religião. Em algumas das reações, foi perguntado quem autorizou a produção. Tal pergunta subentende a existência de uma espécie de “dono” dos sinos, que poderia autorizar ou não a releitura. Porque as pessoas se preocupam com a posse de um som, que arbitrariamente preenche a paisagem sonora do centro urbano? Se os sinos não pedem permissão para tocar, o artista deveria pedir permissão para dialogar com eles? Outra reação que chama a atenção é o aparente incômodo de alguns com relação a africanidade percussiva dos sinos, realçada pela adição de instrumentos e batidas. Qual é a origem desse estranhamento? Partindo destas questões e a análise do impacto deste trabalho artístico nestas redes sociais podemos pensar a relação do som com o espaço, com a produção do lugar e seus afetos, entender como a paisagem sonora urbana que foi criada no passado se torna parte de uma tradição, entender as disputas políticas do espaço e da audição, e pensar os territórios sonoros a partir do primeiro sample da história da tradição sineira de São João del-Rei.} } @inproceedings{2021Lara, author = {João Marcos de Oliveira Lara and Zandra Coelho Miranda and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {A persona do músico na pandemia: era digital e relação público artista nas redes sociais}, booktitle = {Caderno de Resumos: Sonoridades fronteiriças - II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades}, location = {Florianópolis}, year = {2021}, pages = {192--193}, url = {https://b662aea7-ab7a-44cd-995a-ef2ec071a762.filesusr.com/ugd/3ca975_910aad22ccdc4f908a4b6f140ea036c3.pdf}, abstract = {A produção musical no século XXI vem transformando a maneira dos músicos criarem e apresentarem suas obras. No início de 2020, com o advento da pandemia covid-19, e o distanciamento social decorrente, todo setor da cultura na área de apresentações ao vivo foi interrompido, deixando desempregados muitos trabalhadores da cultura. Surgiu, então, novas oportunidades de escoamento da produção artística a partir das redes sociais. A atuação dos músicos neste novo cenário nos permite pensar que o próprio paradigma da arte sofreu mudanças epistêmicas radicais no que diz respeito à relação entre sujeito e objeto, devido à proximidade do público com o artista que este formato permite, mudando o foco da intenção artística da obra em si para o processo da experiência artística. Este trabalho analisa esta relação da música pelas redes sociais partindo do conceito de persona (Jung, 2015) advindo da psicologia analítica, que diz respeito ao que se mostra na relação de um indivíduo com a sociedade, aparência social, como ponto de partida para investigar a relação músico/público, dualidade sem a qual não há experiência estética musical. Este conceito será atrelado à perspectiva da obra aberta, em Umberto Eco (1962), que compreende os efeitos e o valor de uma obra artística, estando mais relacionado na maneira como o espectador experimenta a obra, as associações que traça a partir de seu repertório de experiências do que na obra em si. Em nossa análise, partiremos da proposta metodológica de Minayo (1996), que propõem três níveis de observação conceitual acerca de um fenômeno social: a) conceitos de observação direta que estão situados em um “grau bastante operacional”, pois situa de maneira bem próxima ao pesquisador; b) conceitos de observação indireta que se encontram a meia distância do objeto e, dessa forma, “articulam detalhes da observação empírica”; e c) os conceitos teóricos que se localizam em uma distância maior do objeto, e proporcionam uma perspectiva mais alargada para o observador. Portanto, enquanto conceito de observação direta focaremos em 1) a persona do músico hoje, 2) a produção musical na pandemia como conceito de observação indireta, e 3) a obra aberta como conceito teórico. Assim, entendemos que há em curso a transformação da aparência social a que os músicos e musicistas estão vinculados no seu trabalho. Se nos meios eruditos europeus o músico era visto ou idealizado como virtuoso, no contexto norte-americano, que se espalha pelo Brasil, dentro da cultura pop, como celebridade, e na cultura popular do início do século XX como malandro e boêmio, como está sendo construída, então, essa persona hoje? Embalados nas transformações tecnológico-sociais, a aparência social do músico junto à experiência musical, vêm modificando, principalmente, com a chamada nova música independente (2006), tendo em vista, que essa nova forma de organização traz uma ampliação, também nas funções que exerce o artista, que se estende então, da criação, produção, à divulgação e distribuição da experiência musical que pretende levar à público.} } @inproceedings{2021Schiavoni, author = {Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Possíveis fronteiras de pesquisa em Arte, Cultura e Sustentabilidade Digital}, booktitle = {Anais do I Seminário do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Arte e Sustentabilidade (GTrans) da Universidade Federal de São João del - Rei (UFSJ)}, location = {São João del-Rei}, year = {2021}, pages = {44--55}, url = {http://gtrans.ufsj.edu.br/ISeminario/proceedings.pdf}, abstract = {O presente trabalho procura apresentar as possíveis fronteiras de pesquisa entre as Artes, as Culturas, a sustentabilidade e o digital, partindo do computador para encontrar os colegas pesquisadores do GTRANS em seus lugares de fala. Neste trajeto, apresentamos as possíveis interseções de pesquisa encontrada durante nosso seminário e apontamos possibilidades de pesquisas futuras com os demais pesquisadores deste grupo.} } @article{2021Tavares, author = {Tiago Tavares and Flávio Schiavoni}, title = {Contributions on Computer Music from the SBCM 2019}, journal = {Revista de Informática Teórica e Aplicada}, volume = {27}, number = {4}, year = {2021}, keywords = {Brazilian Symposia on Computer Music; Computer Music; Special Issue}, abstract = {The Brazilian Symposia on Computer Music are events that foster a rich environment for exciting interdisciplinary discussion. In its 17th edition, in 2019, the event was held in São João Del Rei, MG. This special issue presents 5 selected papers from the conference's technical program covering different research fields like sound synthesis, music information retrieval, sound systems, and digital musical instruments.}, issn = {21752745}, pages = {139--142}, doi = {10.22456/2175-2745.116606}, url = {https://seer.ufrgs.br/rita/article/view/RITA_VOL27_NR4_139} } @inproceedings{2021GoncalvesWAC, author = {Luan Luiz Gonçalves and Rafael Alves Soares de Andrade and Iura de Rezende Ferreira Sobrinho and Flávio Luiz Schiavoni}, title = {Surfing with Narcissus: Updating Thea Musgrave’s work for Solo Clarinet}, booktitle = {Proceedings of the Web Audio Conference (WAC-2021)}, location = {Barcelona, Spain}, year = {2021}, pages = {1--5}, url = {https://webaudioconf2021.com/wp-content/uploads/2021/06/WAC2021_Narcissus-5.pdf}, abstract = {Narcissus is a work created in 1987 by Thea Musgrave for clarinet or flute and delayed audio, using a delay box. In order to recreate the piece using modern technology, our research group developed a web application to emulate the functions of the original equipment in Narcissus. The present paper is our report about the experience of recreating Musgrave’s work using web audio and web music APIs.} } @article{2021AraujoPerMusi, author = {Araújo, João Teixeira and Silva Junior, Igino de Oliveira and Costa, Rômulo Augusto Vieira and Almeida, Marcela Alves de and Schiavoni, Flávio Luiz}, title = {Using game theory to support the audience participation in digital performances}, journal = {PerMusi}, volume = {1}, number = {40}, year = {2021}, abstract = {Public participation in art performances has been leveraged by the use of technology as a mediating element between the public and artists. However, technological mediation alone may not be enough to ensure effective auditory participation. In this article, we present the performance “ O Chaos das 5 ”, an audiovisual digital performance with a strong technological support that had the support of game theory to achieve a more effective participation of the audience in their presentations.}, issn = {2317-6377}, pages = {1--13}, url={https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/32675}, DOI={10.35699/2317-6377.2020.32675} }