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2024-08-17 19:17:21 -03:00
@inproceedings{2022Costa,
author = {Rômulo Costa and Débora Muchaluat-Saade and Fl\'{a}vio Schiavoni},
title = {Introdução à Internet das Coisas Musicais: Prática utilizando Pure Data e Processing},
booktitle = {Anais Estendidos do XXVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web},
location = {Curitiba},
year = {2022},
keywords = {},
issn = {2596-1683},
pages = {127--131},
publisher = {SBC},
address = {Porto Alegre, RS, Brasil},
doi = {10.5753/webmedia_estendido.2022.224089},
url = {https://sol.sbc.org.br/index.php/webmedia_estendido/article/view/22000},
abstract={The Internet of Musical Things is an interdisciplinary area that draws on principles from computer science and music. It proposes new interactions in art shows, opening new paths for collaborative activities, besides being useful in the teaching these concepts. Despite all these advantages, this area is still unexplored, mainly because it is a novelty and presents several open issues. This work, therefore, aims to exploring the potential of this technology, presenting tools that can be useful in the development of your systems, such as Pure Data and Processing.}
}
@inproceedings{2022OliveiraCruzSchiavoni,
author = {João Pedro Mender Oliveira and Tiago Lima Bicalho Cruz and Fl\'{a}vio Luiz Schiavoni},
title = {APLICAÇÃO DE DESCRITORES DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA IDENTIFICAR MODOS DE FONAÇÃO NA VOZ CANTADA},
year = {2022},
publisher = {UFSJ},
address = {São João del-Rei - MG},
pages = {3--3},
numpages = {1},
booktitle = {Anais do 2o Café com Ciência},
location = {São João del-Rei - MG},
abstract = {O aparelho fonador pode ser considerado um dos instrumentos musicais mais complexos existentes. Na busca por compreendê-lo, diversas linhas de estudo são desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento científico. Dentro do contexto da fonoaudiologia, um estudo realizado por Herbst e Švec buscou avaliar as diferenças timbrísticas vocais ocasionadas pelo uso de 4 diferentes modos de fonação: os falsetes abduzido e aduzido e as vozes de peito abduzia e aduzida, como mostra a Figura 1. Identificar essas configurações não é um processo trivial, uma vez que cada pessoa possui características vocais únicas. Para avaliar o comportamento das pregas vocais e identificar qual modo de fonação um cantor está utilizando, é necessária a utilização de um método conhecido como eletroglotografia, que utiliza eletrodos para mapear a abertura e o fechamento das pregas vocais. Tal recurso não é acessível para alguns tipos de profissionais como professores de canto. O intuito desta pesquisa é desenvolver uma ferramenta computacional que auxilie na identificação de tais modos de fonação através da análise de gravações de áudio, utilizando recursos como o processamento de sinais e técnicas de aprendizado de máquina. Tal desenvolvimento visa contribuir para o processo de pedagogia vocal.}
}
@phdthesis{2022Santos,
title = {O vírus pode ser você: Aspectos computacionais da Arte em tempos de pandemia},
school = {Universidade Federal de São João del-Rei},
author = {Lucas Estevão dos Santos},
year = {2022},
type = {Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)},
abstract = {Em um contexto em que o mundo vivia a chegada da Covid-19, artistas que dependem de apresentações com um grande volume de pessoas aglomeradas, se viram perdidos sobre como continuarem exercendo suas profissões e projetos sem uma perspectiva próxima de futuro para voltar a “normalidade”. A arte da cena, seja musical, performática, circense ou teatral, precisou se reinventar e passou a utilizar as plataformas digitais para criar e distribuir espetáculos onde o público podia assistir ao vivo apresentações artísticas. Se para a classe dos artistas esta solução se mostrou adequada, para grande parte da população as chamadas “lives” passaram a fazer parte de um momento da vida onde o isolamento social tomou conta da rotina. Se por um lado esta condição regrou e limitou a forma de trabalho dos artistas, por outro ela serviu de estímulo para que o domínio da tecnologia trouxesse outras formas de criar e apresentar arte. Neste contexto, esse trabalho se apresenta com o objetivo de transformar a Internet em um local para se criar e executar performances de maneira colaborativas e digitais. Para além da apresentação, surgiu também a necessidade de que a criação artística também fosse mediada pela tecnologia uma vez que seria impossível reunir equipe técnica para a construção de espetáculos, dando assim a possibilidade para que esses profissionais pudessem reinventar o modo de criar e executar uma performance teatral totalmente suportados pela tecnologia, de tal forma que os atores, atrizes, o público e demais pessoas que participaram diretamente do projeto, pudessem fazê-lo separados geograficamente uns dos outros. Como resultado, apresentamos a peça criada coletivamente de maneira remota chamada “O vírus pode ser você” que é um dos resultados da presente investigação.}
}
@phdthesis{2022Sousa,
title = {Web Arte e suas ferramentas},
school = {Universidade Federal de São João del-Rei},
author = {Luiz Gustavo Colzani Monti Sousa},
year = {2022},
type = {Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)},
abstract = {Mesmo com um potencial pedagógico enorme e uma grande acessibilidade, a Web Arte segue sendo uma arte desconhecida no âmbito artístico. Neste trabalho procuro analisar o surgimento da Web Arte, o que fez ela se tornar possível no dia a dia, além de trazer referências que nos fazem entender tanto a internet, como todo o ambiente que a envolve como o ciberespaço, a cibercultura e a produção artística. É analisada também a revolução que o HTML5 e suas ferramentas trouxe de contribuição para a produção artística. Depois do entendimento de como a produção artística na web é compreendida, é proposto, utilizar da acessibilidade e do baixo custo da produção de Web Arte, para a aplicação da mesma como ferramenta pedagógica. Os resultados das analises nos mostram que a produção artística na web é mais barata e acessível do que se parece quando comparado a produção artística tradicional.}
}
@phdthesis{2022Carneiro,
title = {Pulsemeeter: um mixer virtual},
school = {Universidade Federal de São João del-Rei},
author = {Gabriel Rodrigues Chaves Carneiro},
year = {2022},
type = {Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)},
abstract = {Assim como alguns mixers possuem a função de agrupamento de fontes, no sistema de áudio de um computador existem categorias de aplicações como jogos, players de música, sons do sistema e players de vídeo, que também podem ser agrupadas e ter seus volumes regulados para controlar a saída do som do sistema. As aplicações destas categorias não serão necessariamente sempre as mesmas, pois o usuário pode jogar mais de um jogo, ou usar mais de um player de música. A partir desta premissa, este trabalho apresenta uma aplicação que traz uma camada de abstração que agrupa aplicações similares e permite uma manipulação mais generalizada das fontes de som do sistema, sem ter o esforço de micro gerencia-las sempre que for necessário realizar uma alteração, mas ainda permitindo que elas sejam realizadas caso necessário. Este projeto busca ser um alternativa viável a mixers virtuais como Voicemeeter, porém desenvolvido exclusivamente para sistemas Linux.}
}
@inproceedings{2022RochaSAD,
author = {Matheus De Bomfim Rodrigues Jordão and Gabriel Lopes Rocha and Fl\'{a}vio Luiz Schiavoni},
title = {A Idiomática do instrumento como fator para a criação de Instrumentos musicais digitais e performances musicais digitais},
year = {2022},
publisher = {EDUEMG - EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS},
address = {Belo Horizonte - MG},
url = {https://zenodo.org/record/7490047},
pages = {593--608},
numpages = {16},
DOI = {10.5281/zenodo.7490047},
ISSN = {2674-7847},
booktitle = {Anais do 7º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais 2022},
location = {Belo Horizonte - MG},
abstract = {Instrumentos musicais acústicos possuem uma idiomática própria, limitações e características intrínsecas à sua construção que podem ser exploradas por compositores e intérpretes na execução do instrumento. Já instrumentos musicais digitais (IMD) possuem uma separação entre a interface de controle e o som gerado e, por isso, tais instrumentos podem não possuir uma idiomática clara para o compositor ou caminhos claros para alcançar a expressividade em sua performance. Propomos aqui, iniciar a construção de IMD e de performances musicais ao computador a partir da definição de uma idiomática e expandimos tal conceito até práticas como o Live Coding, onde a interface musical é o próprio teclado do computador. Tal definição modifica o pensamento e a lógica da construção de tais instrumentos inserindo a limitação como parte da criação. Utilizamos tal conceito ainda na definição de performances, no apoio à composição e na construção de métodos aplicados à pedagogia destes instrumentos.}
}
@inproceedings{2022LimaSAD,
author = {Rebeca Lima Soares and Fl\'{a}vio Luiz Schiavoni},
title = {Roupa, memória e violência: A tecnologia viraliza e a arte denuncia},
year = {2022},
publisher = {EDUEMG - EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS},
address = {Belo Horizonte - MG},
url = {https://zenodo.org/record/7490047},
pages = {833--842},
numpages = {10},
DOI = {10.5281/zenodo.7490188},
ISSN = {2674-7847},
booktitle = {Anais do 7º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais 2022},
location = {Belo Horizonte - MG},
abstract = {O estudo em questão considera o lado subjetivo do vestir e a memória atrelada a essas vestimentas. Defendo que, a memória do vestir pode abarcar três esferas: o campo individual concernente a narrativas únicas e o campo da delimitação histórica, sendo que essas duas desembocam em uma terceira perspectiva discutida dentro do campo da sustentabilidade. Dentro das possibilidades subjetivas da roupa, a memória tem grande destaque. Faço aqui um recorte das vestimentas que carimbam momentos de trauma onde as roupas desempenham um papel de denúncia em episódios perturbadores, traçando um paralelo entre a artista Regina Galindo em sua performance “Presencia” e uma chamada “trend” do Tik Tok, tendo ambas as intervenções a roupa como objeto de memória em situações de violência contra mulheres. Onde essas duas ações que se comprometem a falar de situações tão semelhantes em contextos diferentes se aproximam e se distanciam?}
}
@article{2022PauloREIC,
title={A Web como plataforma para criação artística},
volume={20},
url={https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/2763},
abstract={Este artigo tem como objetivo explorar como se deu o início da arte digital, como surgiu a webart, como se produz a webart hoje e quais tecnologias desenvolvidas a partir do ideal artístico oferecem possibilidades para a arte e outras áreas.},
number={4},
journal={Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação},
author={Paulo, Avner Maximiliano and Sousa, Luiz Gustavo Colzani Monti and Silva, José Mauro and Schiavoni, Flávio Luiz},
year={2022},
month={dez.} }
@article{2022CarneiroREIC, title={Possibilidades e desafios da internet das coisas musicais},
volume={20},
url={https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/2762},
abstract={A Internet das Coisas Musicais é uma área de pesquisa que pretende levar a conectividade da Internet das Coisas para o campo da música e das artes. Junto a esta tecnologia surge a possibilidade de conexão de diferentes coisas musicais em um ambiente de concerto ou de criação artística que permitiria, por exemplo, a participação do público nestes processos, tanto de maneira presencial, por meio de uma rede local, quanto remoto, por meio da Internet. Neste trabalho trazemos algumas discussões sobre a IoMusT e também suas possibilidades e desafios.},
number={4},
journal={Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação},
author={Carneiro, Gabriel Rodrigues Chaves and Almeida, Alexandre Silva de and Vieira, Rômulo and Sachetto Oliveira, Rafael and Luiz Schiavoni, Flávio},
year={2022},
month={dez.} }
@article{2022RochaREIC, title={Just push play! - Expressividade e idiomática de instrumentos musicais digitais},
volume={20},
url={https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/2760},
abstract={A criação de um instrumento musical digital é uma atividade que atrai músicos e pesquisadores há décadas e certamente possui problemas em abertos sobre os quais estas pesquisas tem se debruçado. Certamente, criar um instrumento pode ser uma tarefa simples que consiste em organizar uma interface de forma que ela sirva para fazer som. No entanto, esta interface simples pode estar distante do que consideramos um instrumento musical quando pensamos que gerar som pode não ser a única coisa que buscamos ao tocar um instrumento.},
number={4},
journal={Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação},
author={Lopes Rocha, Gabriel and Luiz Schiavoni, Flávio},
year={2022},
month={dez.} }
@article{2022OliveiraREIC, title={Criando para uma orquestra de dispositivos móveis},
volume={20},
url={https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/2757},
abstract={Esse artigo aborda uma pesquisa transdisciplinar entre áreas de música, computação, acústica e cerâmica e apresenta a criação de um instrumento musical digital composto por diversos smartphones que se comunicam por protocolos de rede gerados em patches criados no Pure Data em conjunto com a plataforma MobMuPlat. Neste instrumento temos um conjunto de "vozes", onde cada celular exerce o papel de um músico abstrato. Esses celulares são acoplados em amplificadores modelados em cerâmica que respondem de formas diversas às frequências tocadas, criando assim, uma camada sonora alterada, compondo o instrumento não só como um amplificador, mas também como efeito, influenciando no timbre final.},
number={4},
journal={Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação},
author={Oliveira de Souza, Carlos Eduardo and Araújo da Silva, Jonatas and Alves Soares de Andrade, Rafael and Luiz Schiavoni, Flávio},
year={2022},
month={dez.} }
@inproceedings{2022Boratto,
author = {Tales Humberto de Aquino Boratto and Rômulo Augusto Vieira Costa and João Pedro Mendes de Oliveira and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {Recuperação de informação musical como ferramenta para análise sonora: uma inicialização},
year = {2022},
publisher = {ABRAC},
address = {Florianópolis - SC},
url = {https://www.fia2022.com.br/anais/index.php#menuanais},
pages = {1--10},
numpages = {10},
booktitle = {Anais do FIA 2020/22 | XXIX Sobrac},
location = {Florianópolis - SC},
abstract = {A representação do som no domínio digital condensa toda a informação necessária para caracterizá-lo, desde os aspectos temporais até aos relacionados com a atuação de um instrumentista. Contudo, muita desta informação não está disponível explicitamente e este é um fator que dificulta determinadas investigações na área. Por esta razão, os estudos e trabalhos que se concentram na recuperação de informação de áudio tornaram-se cada vez mais relevantes, providenciando melhores parâmetros de análise para categoria de sinais. Assim, este artigo tem como objetivo realizar uma inicialização ao tema, contextualizando a área de Recuperação de Informação Musical (MIR), apresentando os principais conceitos, ferramentas já implementadas, bases de dados disponíveis e, finalmente, as tendências, desafios e possibilidades futuras para a área.}
}
@inproceedings{2022JordaoSchiavoniSIC,
author = {Matheus De Bomfim Rodrigues Jordão and Fl\'{a}vio Luiz Schiavoni},
title = {De projeto ao código e de volta ao projeto: a colaboração entre artistas e programadores na criação de arte digital},
year = {2022},
publisher = {UFSJ},
address = {São João del Rei - MG},
url = {https://ufsj.edu.br/cpc/cpc_anais.php},
pages = {1--14},
numpages = {14},
booktitle = {Anais do XXVIII Seminário de Iniciação Científica da UFSJ},
location = {São João del Rei - MG},
abstract = {A arte digital criou um espaço de interseção entre arte e tecnologia onde artistas e programadores precisam, em muitos projetos, trabalhar juntos para a realização de trabalhos artísticos. Neste contexto, o presente trabalho está situado na interseção entre arte e programação, visando apresentar meios de vigência desta colaboração e discutir sobre as possibilidades da mesma. Certamente, nesta fronteira borrosa entre a arte e a tecnologia pode emergir um problema como a falta de divulgação e conhecimento das possíveis da colaboração entre estas áreas. Em nossa pesquisa, está presente a ideia da popularização da prática de aliar arte a tecnologia, e o objetivo é mostrar isso não apenas na academia, mas a toda parcela da população. É interessante pensar que, podemos chegar a lugares ainda pouco explorados com a combinação de arte e tecnologia, principalmente no âmbito educacional, onde podemos discutir a possibilidade de inserirmos a programação no ensino de arte com muita humanidade onde talvez seja difícil afirmar se tal ensino se trata de ensino de arte ou ensino de programação. Este projeto traz como consequência uma difusão da colaboração entre arte e tecnologia, colocando em pauta caminhos que podemos trilhar para o crescimento deste cenário,tanto em forma de discussão acadêmica da inserção desta ferramenta no meio educacional, como a propagação das performances Tecnológicas artísticas e até colocar em prática com Reuniões de live coding e Workshops para a comunidade.}
}
@inproceedings{2022CostaSchiavoniSIC,
author = {Emerson Junio Silva Costa and Fl\'{a}vio Luiz Schiavoni},
title = {GlueTube: Música concreta com colagens da Internet},
year = {2022},
publisher = {UFSJ},
address = {São João del Rei - MG},
url = {https://ufsj.edu.br/cpc/cpc_anais.php},
pages = {1--13},
numpages = {13},
booktitle = {Anais do XXVIII Seminário de Iniciação Científica da UFSJ},
location = {São João del Rei - MG},
abstract = {As tarefas musicais, como a performance e a formação artística, tiveram como auxílio às novas tecnologias advindas das evoluções de criação musical. Por esse viés, uma ferramenta para elaborar conteúdo artístico audiovisual a partir de colagem de conteúdos disponíveis na Internet foi desenvolvida, denominada como gluetube. A primeira versão desta ferramenta possuía uma interface gráfica pouco intuitiva baseada em componentes textuais que definiam o momento em que um determinado evento aconteceria e seria apresentado na composição. Além disso, outras propriedades destes eventos como posição, tamanho, duração, entre outras também eram definidas textualmente. Pensando na acessibilidade para o público em geral, o gluetube inovou sua interface utilizando das ferramentas que visassem a utilização de ancoragem espacial para organizar eventos temporais, visto que seria uma alternativa viável para este problema. Sabe-se que uma interface mais intuitiva conduz a facilidade na prática de educação artística em escola de ensino fundamental, assim como atinge uma maior gama de usuários. Por esse olhar, a presente pesquisa erguida pela relevância da refatoração de interface resultará em estudos e trabalhos de campo em que a ferramenta será utilizada.}
}
@phdthesis{2022Lellis,
title = {Acessibilidade em sistemas web para criação artística},
school = {Universidade Federal de São João del-Rei},
author = {Mariana Pereira Lellis},
year = {2022},
type = {Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)},
abstract = {A tecnologia está presente cada vez mais na vida cotidiana. Porém, na maioria das vezes o acesso se limita pela ausência da acessibilidade. O objetivo deste trabalho é abordar e analisar como a acessibilidade é implementada no meio tecnológico e artístico, assim como apontar as os problemas e dificuldades ao discorrer o assunto. O trabalho parte da implementação da interface do sistema de criação artística Gluetube, mas a falta de material para pesquisa e a complexidade de entendimento das diretrizes de acessibilidade para internet fizeram com que a pesquisa tomasse outros rumos. Então, levanta-se a discussão dos motivos da arte e a tecnologia ainda serem tão pouco acessíveis, assim como os prejuízos que isso traz para a sociedade.}
}
@phdthesis{2022Fonseca,
title = {Knitting the web: Uma plataforma colaborativa para tricô e crochê},
school = {Universidade Federal de São João del-Rei},
author = {Ana Clara Medina Fonseca},
year = {2022},
type = {Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)},
abstract = {Artesanatos manuais antes considerados antiquados, como tricô e crochê estão ressurgindo atualmente e nos últimos 10 anos se observou um aumento no interesse sobre estas artes, evidenciado pelo grande número de páginas e fóruns na internet especialmente para artesãos, um fato que indica a aproximação de artes manuais e o mundo digital. Além dos fóruns, atualmente existem plataformas digitais criadas especialmente para artesãos, porém o acesso a essas ferramentas por brasileiros ainda é difícil, já que a maioria delas são pagas e estão disponíveis apenas em inglês. Neste trabalho, buscamos trazer um debate sobre a democratização digital na criação de receitas de tricô e crochê, com o desenvolvimento de uma plataforma que permita a criação de diagramas de forma interativa e simples, além de permitir o compartilhamento das receitas por outros usuários, promovendo assim a criação de uma comunidade e a troca de conhecimento entre artesãos. Esperamos que, com isso, seja possível aliar o artesanato com as tecnologias modernas e auxiliar a divulgação e compartilhamento destes conhecimentos na era da telecomunicação.}
}
@inproceedings{2022SouzaSchiavoniJNIC,
author = {Carlos Eduardo Oliveira de Souza and Fl\'{a}vio Luiz Schiavoni},
title = {ENTRE SINCRONIZAÇÃO E CONTROLE: A COMUNICAÇÃO EM ORQUESTRAS DIGITAIS},
year = {2022},
publisher = {Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência},
address = {Brasília - DF},
url = {https://reunioes.sbpcnet.org.br/74RA/inscritos/resumos/1419_14ecdb67379d73d8d585f212dbef1fdaa.pdf},
abstract = {Os modelos possíveis das práticas musicais de conjunto como, por exemplo, a relação entre maestro e orquestra, ou a dos músicos de uma banda em um improviso de jazz, pode trazer modelos de sincronização e controle que podem ser aplicados a músicos autônomos de uma orquestra digital. Nesta situação, os celulares estão conectados em rede e podem ter dois papéis: seja como vozes ou saídas de áudio, responsáveis pela emissão do som no ambiente, seja como controle deste instrumento distribuído na rede, podendo ser um manipulado por um músico tocando, um grupo de músicos interagindo entre si, ou com uma partitura autonômica que controla os parâmetros dos instrumentos. A presente pesquisa apresenta foco na prática de conjunto (colaboração entre os envolvidos), na conexão dos aparelhos em uma rede própria e busca trazer um instrumento distribuído, com uma peça baseada no uso desse instrumento e na interação com o público.},
pages = {1--4},
numpages = {4},
booktitle = {Anais da Jornada Nacional de Iniciação Científica - 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência},
location = {Brasília - DF}
}
@article{2022Simurra_Schiavoni_Figueiro_Nogueira,
title={Editorial Dossier Brazilian Symposium on Computer Music},
volume={10},
url={https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/6774},
number={1},
journal={Revista Vórtex},
author={Simurra, Ivan and Schiavoni, Flávio and Figueiró, Cristiano and Nogueira, Isabel},
year={2022},
month={abr.},
pages={1--4}
}
@article{2022MorandiSchiavoni,
author = {Thiago de Andrade Morandi and Fl{\'{a}}vio Luiz Schiavoni},
journal = {Revista Internacional de Artes Visuais ART&SENSORIUM},
volume = {9},
number = {1},
pages = {51--65},
title = {{A AÇÃO DE ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E DE CRIATIVIDADE COLETIVA NO ESPETÁCULO PERFORMÁTICO CHAOS DAS 5}},
year = {2022},
abstract = {A discussão das artes pode atualmente permear outras áreas para além da discussão estética e ser incorporada por exemplo, na sustentabilidade. Esta abertura do campo parte de um conceito revisitado do que significa sustentabilidade e nos leva para uma discussão de transdisciplinaridade como forma de ampliar o espaço das artes e suas relações interartes. É diante deste cenário que apresentamos a obra performática Chaos da 5 que conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de várias áreas do conhecimento, que se uniram para realizar uma construção conjunta que aplica conceitos teóricos e metodológicos de suas áreas no processo criativo da performance.
},
url={https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/4578},
doi = {10.33871/23580437.2022.9.1.51-65}
}
@inproceedings{2022CostaSaadeSchiavoniIMX,
author = {Vieira, R\^{o}mulo and Muchaluat-Saade, Debora Christina and Schiavoni, Fl\'{a}vio Luiz},
title = {Sunflower: An Interactive Artistic Environment Based on IoMusT Concepts},
year = {2022},
isbn = {9781450392129},
publisher = {Association for Computing Machinery},
address = {New York, NY, USA},
url = {https://doi.org/10.1145/3505284.3532818},
doi = {10.1145/3505284.3532818},
abstract = {The Internet of Musical Things (IoMusT) is an interdisciplinary area that aims to improve the relationship between musicians and their peers, as well as between musicians and audience members, creating new forms of interaction in concerts, studio productions, and music learning. Although emerging, this field already faces some challenges, such as lack of privacy and security, and mainly, lack of standardization and interoperability between its devices. Therefore, an environment design, called Sunflower, was proposed, which tries to contribute to solving the most recurrent problems in this area, specifying an architecture pattern, protocol, and sound features that aim to allow heterogeneity in these systems. Its practical implementation resulted in an interoperable, multimedia, and interactive environment. This paper, therefore, shows a demonstration of how Sunflower works in the accomplishment of an artistic presentation, also emphasizing its approach, the technologies that support it, and the advances it can bring to the area of IoMusT.},
booktitle = {ACM International Conference on Interactive Media Experiences},
pages = {245248},
numpages = {4},
keywords = {Internet of Musical Things, Network Music Performance, Sunflower, Environment design},
location = {Aveiro, JB, Portugal},
series = {IMX '22}
}
@article{2022CostaSchiavoni,
author = {{R{\^{o}}mulo Augusto Vieira Costa} and Fl{\'{a}}vio Luiz Schiavoni},
journal = {Journal of Engineering Research and Sciences},
keywords = {computer music,generational art,neural networks},
number = {1},
pages = {10--18},
title = {{Neural Networks and Digital Arts: Some Reflections}},
volume = {1},
doi = {10.55708/js0101002},
year = {2022},
abstract = {The constant advancement in the area of machine learning has unified some areas that until then did not communicate, such as the area of computing with the arts in general. With the emergence of digital art, people have become increasingly interested in the development of expressive techniques and algorithms for creating works of art, whether in the form of music, image, aesthetic artifacts, or even combinations of these forms, usually being applied in an interactive technology installation. Due to their high diversity of creation and complexity during processing, neural networks have been used to create these digital works, which present results that are difficult to reproduce by human hand and are usually presented in museums, conferences, or even at auctions, being sold at high prices. The fact that these works are gaining more and more recognition in the art scene, ended up raising some questions about authenticity and art. In this way, this work aims to address the historical context regarding the advancement of the area of machine learning, addressing the evolution of neural networks in this field, about what art would be and who would be the artist responsible for digital work, given that despite After performing a good part of the creation process, the computer does not perform the entire process, becoming dependent on the programmer, who in turn is responsible for defining parameters, techniques and, above all, concepts that will attribute all the aesthetic value to the work. From this point of view and the growing interest in the generation of art via computers, the present work presents applied research around neural network techniques and how they can be applied in artistic practice, either generating visual elements or generating sound elements. Finally, some perspectives for the future are presented and how this area can evolve even further.
},
url={https://www.jenrs.com/v01//var/www/html/api/private/resources/run_seri01/p002/}
}
@article{2022VieiraSchiavoniJapan,
author = {{R{\^{o}}mulo Augusto Vieira Costa} and Fl{\'{a}}vio Luiz Schiavoni},
journal = {Cultural Arts Research and Development},
editor = {Japan Bilingual Publishing Co.},
number = {1},
pages = {1--10},
title = {{Internet of Musical Things Environments and Pure Data: A Perfect Match?}},
volume = {2},
doi = {10.55121/card.v2i1.13},
year = {2022},
abstract = {The Internet of Musical Things (IoMusT) is an emerging area based on concepts from the Internet of Things, new interfaces for musical expression, human-computer interaction, ubiquitous music, and many others. Despite being a novelty, it already has some ecosystem models that use their abstractions to allow musical practice. However, they are not standardized and tend to consider only the preferences of their creators, relegating Pure Data, when present, to a secondary role. In this context, this article presents the Sunflower environment, a tool created by the authors of this text and which uses Pure Data in all its development stages, highlighting the importance of such a tool.
},
url={http://ojs.bilpub.com/index.php/card/article/view/13}
}