mmpSearch/assets/js/creations/state.js

191 lines
5.9 KiB
JavaScript

// js/state.js
import { initializePatternState } from "./pattern/pattern_state.js";
import { audioState, initializeAudioState, getAudioSnapshot, applyAudioSnapshot } from "./audio/audio_state.js";
import { DEFAULT_VOLUME, DEFAULT_PAN } from "./config.js";
import { generateMmpFile } from "./file.js"; // Vamos usar uma adaptação disto ou criar um helper
import { parseMmpContent } from "./file.js"; // Importante para restaurar o XML
// Estado global da aplicação
const globalState = {
sliceToolActive: false,
isPlaying: false,
isAudioEditorPlaying: false,
playbackIntervalId: null,
currentStep: 0,
metronomeEnabled: false,
originalXmlDoc: null,
currentBeatBasslineName: "Novo Projeto",
masterVolume: DEFAULT_VOLUME,
masterPan: DEFAULT_PAN,
zoomLevelIndex: 2,
isLoopActive: false,
loopStartTime: 0,
loopEndTime: 8,
resizeMode: "trim",
selectedClipId: null,
isRecording: false,
clipboard: null,
lastRulerClickTime: 0,
justReset: false,
// Configs Globais que devem persistir
bpm: 140,
compassoA: 4,
compassoB: 4,
bars: 1,
syncMode: "global" // Adicionado para persistir a escolha
};
const patternState = {
tracks: [],
activeTrackId: null,
activePatternIndex: 0,
};
// Combina todos os estados em um único objeto namespaced
export let appState = {
global: globalState,
pattern: patternState,
audio: audioState,
};
window.appState = appState;
export function resetProjectState() {
console.log("Executando resetProjectState completo...");
Object.assign(appState.global, {
sliceToolActive: false,
isPlaying: false,
isAudioEditorPlaying: false,
playbackIntervalId: null,
currentStep: 0,
metronomeEnabled: false,
originalXmlDoc: null,
currentBeatBasslineName: "Novo Projeto",
masterVolume: DEFAULT_VOLUME,
masterPan: DEFAULT_PAN,
zoomLevelIndex: 2,
isLoopActive: false,
loopStartTime: 0,
loopEndTime: 8,
resizeMode: "trim",
selectedClipId: null,
isRecording: false,
clipboard: null,
lastRulerClickTime: 0,
justReset: false,
});
Object.assign(appState.pattern, {
tracks: [],
activeTrackId: null,
activePatternIndex: 0,
});
initializeAudioState();
}
// --- NOVA IMPLEMENTAÇÃO DE PERSISTÊNCIA ---
/**
* Helper: Gera a string XML do estado atual.
* Precisamos "emprestar" a lógica do file.js sem baixar o arquivo.
* A maneira mais limpa é importar generateXmlFromState de file.js,
* mas como ela não é exportada lá, vamos usar uma estratégia via DOM
* ou mover a lógica. Para simplificar sem quebrar o file.js,
* vamos salvar apenas o "essencial" do patternState se o XML falhar,
* mas o ideal é garantir que o XML seja gerado.
* * NOTA: Para que isso funcione perfeitamente, certifique-se de exportar
* 'generateXmlFromState' no seu file.js ou usar a lógica abaixo.
*/
import { generateXmlFromStateExported } from "./file.js"; // Vamos assumir que você vai exportar isso no file.js
export function saveStateToSession() {
// Só salva se estiver em uma sala (contexto colaborativo/online)
if (!window.ROOM_NAME) return;
try {
// 1. Snapshot do Áudio (inclui blobs Base64 das gravações)
const audioSnap = getAudioSnapshot();
// 2. Snapshot do Pattern (XML)
// Se não conseguirmos o XML exato, salvamos os dados brutos do pattern
let xmlContent = null;
try {
// Tenta usar a função exportada (veja nota abaixo sobre file.js)
if(typeof generateXmlFromStateExported === 'function') {
xmlContent = generateXmlFromStateExported();
}
} catch(e) {
console.warn("Não foi possível gerar XML para backup:", e);
}
const stateToSave = {
timestamp: Date.now(),
xml: xmlContent,
// Fallback: Salva o pattern bruto se o XML falhar
patternRaw: !xmlContent ? appState.pattern : null,
audio: audioSnap,
global: {
bpm: appState.global.bpm, // Pega do state, que deve estar syncado com o DOM
compassoA: appState.global.compassoA,
compassoB: appState.global.compassoB,
bars: appState.global.bars,
syncMode: appState.global.syncMode
}
};
const roomName = window.ROOM_NAME;
sessionStorage.setItem(`mmp_backup_${roomName}`, JSON.stringify(stateToSave));
// console.log("Estado salvo na sessão local (F5 safe).");
} catch (e) {
console.error("Falha crítica ao salvar sessão (Quota Excedida?):", e);
}
}
export async function loadStateFromSession() {
const roomName = window.ROOM_NAME;
if (!roomName) return false;
try {
const raw = sessionStorage.getItem(`mmp_backup_${roomName}`);
if (!raw) return false;
const backup = JSON.parse(raw);
console.log(`[Session] Recuperando backup de ${new Date(backup.timestamp).toLocaleTimeString()}`);
// 1. Restaura Globais
if (backup.global) {
appState.global.bpm = backup.global.bpm;
appState.global.compassoA = backup.global.compassoA;
appState.global.compassoB = backup.global.compassoB;
appState.global.bars = backup.global.bars;
appState.global.syncMode = backup.global.syncMode || "global";
// Atualiza DOM imediatamente para evitar desincronia visual
const bpmInput = document.getElementById("bpm-input");
if(bpmInput) bpmInput.value = backup.global.bpm;
// ... (outros inputs se necessário, mas o renderAll cuida da maioria)
}
// 2. Restaura Pattern (XML é preferível)
if (backup.xml) {
await parseMmpContent(backup.xml);
} else if (backup.patternRaw) {
// Fallback simples (menos robusto que XML)
console.warn("Restaurando de Pattern Raw (backup antigo/incompleto)");
Object.assign(appState.pattern, backup.patternRaw);
}
// 3. Restaura Áudio (Clipes + Gravações)
if (backup.audio) {
await applyAudioSnapshot(backup.audio);
}
return true; // Sucesso
} catch (e) {
console.error("Erro ao restaurar sessão:", e);
return false;
}
}