246 lines
7.8 KiB
JavaScript
246 lines
7.8 KiB
JavaScript
// js/recording.js
|
|
import { appState } from './state.js';
|
|
import { addAudioTrackLane, addAudioClipToTimeline } from './audio/audio_state.js';
|
|
import { renderAudioEditor } from './audio/audio_ui.js';
|
|
|
|
let userMedia = null;
|
|
let recorder = null;
|
|
let isRecordingInitialized = false;
|
|
|
|
// --- NOVO: Variáveis para análise e desenho em tempo real ---
|
|
let analyser = null;
|
|
let liveWaveformCanvas = null;
|
|
let liveWaveformCtx = null;
|
|
let animationFrameId = null;
|
|
let currentRecordingTrackId = null;
|
|
// -----------------------------------------------------------
|
|
|
|
/**
|
|
* Pede permissão e prepara o microfone (Tone.UserMedia) e o gravador (Tone.Recorder).
|
|
*/
|
|
async function _initializeRecorder() {
|
|
if (isRecordingInitialized) return true;
|
|
|
|
try {
|
|
userMedia = new Tone.UserMedia();
|
|
await userMedia.open();
|
|
|
|
recorder = new Tone.Recorder();
|
|
|
|
// --- NOVO: Inicializa o Analisador ---
|
|
// 'waveform' nos dá os dados de amplitude ao longo do tempo. 1024 é um bom tamanho de buffer.
|
|
analyser = new Tone.Analyser('waveform', 1024);
|
|
|
|
// 3. Conecta o microfone a *ambos*: o gravador E o analisador
|
|
userMedia.connect(recorder);
|
|
userMedia.connect(analyser); // "Fan-out" para o analisador
|
|
|
|
isRecordingInitialized = true;
|
|
console.log("Sistema de gravação e análise inicializado.");
|
|
return true;
|
|
|
|
} catch (err) {
|
|
console.error("Erro ao inicializar a gravação (permissão negada?):", err);
|
|
alert("Erro ao acessar o microfone. Verifique as permissões do navegador.");
|
|
return false;
|
|
}
|
|
}
|
|
|
|
// --- NOVO: Função para desenhar a onda ao vivo ---
|
|
function _drawLiveWaveform() {
|
|
// Continua o loop enquanto estivermos gravando
|
|
if (!appState.global.isRecording || !analyser || !liveWaveformCtx) { //
|
|
return;
|
|
}
|
|
|
|
// Pede o próximo quadro de animação
|
|
animationFrameId = requestAnimationFrame(_drawLiveWaveform);
|
|
|
|
// Pega os dados da forma de onda do analisador
|
|
const waveformData = analyser.getValue(); // Retorna um Float32Array
|
|
|
|
const canvas = liveWaveformCanvas;
|
|
const ctx = liveWaveformCtx;
|
|
const width = canvas.width;
|
|
const height = canvas.height;
|
|
|
|
ctx.clearRect(0, 0, width, height);
|
|
ctx.strokeStyle = 'var(--accent-red)'; // Cor vermelha para "gravando"
|
|
ctx.lineWidth = 1;
|
|
ctx.beginPath();
|
|
|
|
const sliceWidth = width * 1.0 / waveformData.length;
|
|
let x = 0;
|
|
|
|
for (let i = 0; i < waveformData.length; i++) {
|
|
const v = waveformData[i]; // Valor entre -1.0 e 1.0
|
|
const y = (v * 0.5 + 0.5) * height; // Mapeia para 0..height
|
|
|
|
if (i === 0) {
|
|
ctx.moveTo(x, y);
|
|
} else {
|
|
ctx.lineTo(x, y);
|
|
}
|
|
x += sliceWidth;
|
|
}
|
|
|
|
ctx.lineTo(width, height / 2); // Linha final até o meio
|
|
ctx.stroke();
|
|
}
|
|
// ----------------------------------------------------
|
|
|
|
|
|
/**
|
|
* Inicia a gravação de fato.
|
|
*/
|
|
async function _startRecording() {
|
|
if (appState.global.isAudioEditorPlaying) {
|
|
console.warn("A gravação foi iniciada, mas o playback do editor continua.");
|
|
}
|
|
|
|
const success = await _initializeRecorder();
|
|
if (!success) return;
|
|
|
|
try {
|
|
// --- MUDANÇA: Lógica movida para cá ---
|
|
// 1. Cria a pista de áudio *antes* de gravar
|
|
addAudioTrackLane(); //
|
|
|
|
// 2. Pega o ID da pista recém-criada
|
|
const newTrack = appState.audio.tracks[appState.audio.tracks.length - 1]; //
|
|
if (!newTrack) {
|
|
console.error("Falha ao criar a nova pista de áudio no estado.");
|
|
return;
|
|
}
|
|
currentRecordingTrackId = newTrack.id;
|
|
|
|
// 3. Renderiza o editor para a nova pista aparecer
|
|
renderAudioEditor(); //
|
|
|
|
// 4. Encontra o painel de info da nova pista e injeta o canvas
|
|
const trackInfoPanel = document.querySelector(`.audio-track-lane[data-track-id="${currentRecordingTrackId}"] .track-info`); //
|
|
if (!trackInfoPanel) {
|
|
console.error("Não foi possível encontrar o painel da nova pista para o canvas.");
|
|
return;
|
|
}
|
|
|
|
liveWaveformCanvas = document.createElement('canvas');
|
|
liveWaveformCanvas.id = 'live-waveform-canvas';
|
|
// Ajuste a largura e altura como preferir para caber no painel
|
|
liveWaveformCanvas.width = 100;
|
|
liveWaveformCanvas.height = 40;
|
|
trackInfoPanel.appendChild(liveWaveformCanvas);
|
|
liveWaveformCtx = liveWaveformCanvas.getContext('2d');
|
|
// --- Fim da lógica movida ---
|
|
|
|
// 5. Inicia a gravação (Tone.Recorder)
|
|
await recorder.start();
|
|
appState.global.isRecording = true; //
|
|
console.log("Gravação iniciada...");
|
|
_updateRecordButtonUI(true); //
|
|
|
|
// 6. Inicia o loop de desenho
|
|
_drawLiveWaveform();
|
|
|
|
} catch (err) {
|
|
console.error("Erro ao iniciar a gravação:", err);
|
|
appState.global.isRecording = false; //
|
|
_updateRecordButtonUI(false); //
|
|
}
|
|
}
|
|
|
|
/**
|
|
* Para a gravação e processa o áudio resultante.
|
|
*/
|
|
async function _stopRecording() {
|
|
if (!recorder || !userMedia) return;
|
|
|
|
try {
|
|
const recordingBlob = await recorder.stop();
|
|
|
|
// --- MUDANÇA: Limpa tudo ---
|
|
userMedia.close();
|
|
if(analyser) analyser.dispose(); // Limpa o analisador
|
|
analyser = null;
|
|
isRecordingInitialized = false;
|
|
|
|
appState.global.isRecording = false; //
|
|
|
|
// Para o loop de animação
|
|
if (animationFrameId) {
|
|
cancelAnimationFrame(animationFrameId);
|
|
animationFrameId = null;
|
|
}
|
|
|
|
// Remove o canvas temporário
|
|
if (liveWaveformCanvas) {
|
|
liveWaveformCanvas.remove();
|
|
liveWaveformCanvas = null;
|
|
liveWaveformCtx = null;
|
|
}
|
|
// --- Fim da limpeza ---
|
|
|
|
console.log("Gravação parada.");
|
|
_updateRecordButtonUI(false); //
|
|
|
|
_processRecording(recordingBlob);
|
|
|
|
} catch (err) {
|
|
console.error("Erro ao parar a gravação:", err);
|
|
appState.global.isRecording = false; //
|
|
_updateRecordButtonUI(false); //
|
|
}
|
|
}
|
|
|
|
/**
|
|
* Adiciona o áudio gravado (Blob) ao editor.
|
|
*/
|
|
function _processRecording(blob) {
|
|
if (!blob || blob.size === 0) {
|
|
console.warn("Blob de gravação está vazio. Nada a adicionar.");
|
|
return;
|
|
}
|
|
|
|
// --- MUDANÇA: Não criamos mais a pista aqui, apenas pegamos o ID ---
|
|
// const newTrackId = newTrack.id; // [removido]
|
|
const targetTrackId = currentRecordingTrackId;
|
|
if (!targetTrackId) {
|
|
console.error("ID da pista de gravação não encontrado.");
|
|
return;
|
|
}
|
|
currentRecordingTrackId = null; // Limpa o ID
|
|
// ------------------------------------------------------------------
|
|
|
|
const blobUrl = URL.createObjectURL(blob);
|
|
const clipName = `Rec_${new Date().toISOString().slice(11, 19).replace(/:/g, '-')}`;
|
|
|
|
// Adiciona o clipe à pista que já criamos
|
|
addAudioClipToTimeline(blobUrl, targetTrackId, 0, clipName); //
|
|
|
|
// addAudioClipToTimeline já chama o render, mas como o estado mudou
|
|
// (o clipe foi adicionado), renderizar de novo garante que o
|
|
// waveform *final* (do blob) seja desenhado corretamente.
|
|
renderAudioEditor(); //
|
|
}
|
|
|
|
/**
|
|
* Atualiza o visual do botão de gravação.
|
|
*/
|
|
function _updateRecordButtonUI(isRecording) {
|
|
const recordBtn = document.getElementById("record-btn"); //
|
|
if (recordBtn) {
|
|
recordBtn.classList.toggle("active", isRecording);
|
|
recordBtn.classList.toggle("recording", isRecording);
|
|
}
|
|
}
|
|
|
|
/**
|
|
* Função pública que será chamada pelo botão em main.js
|
|
*/
|
|
export function toggleRecording() {
|
|
if (appState.global.isRecording) { //
|
|
_stopRecording();
|
|
} else {
|
|
_startRecording();
|
|
}
|
|
} |