mmpSearch/assets/js/creations/file.js

647 lines
22 KiB
JavaScript

// js/file.js
import { appState, saveStateToSession, resetProjectState } from "./state.js";
import { loadAudioForTrack } from "./pattern/pattern_state.js";
import { renderAll, getSamplePathMap } from "./ui.js";
import { DEFAULT_PAN, DEFAULT_VOLUME, NOTE_LENGTH } from "./config.js";
import {
initializeAudioContext,
getAudioContext,
getMainGainNode,
} from "./audio.js";
import * as Tone from "https://esm.sh/tone";
// --- NOVA IMPORTAÇÃO ---
import { sendAction } from "./socket.js";
// --- NOVA ADIÇÃO ---
// Conteúdo do 'teste.mmp' (projeto em branco)
const BLANK_PROJECT_XML = `<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE lmms-project>
<lmms-project type="song" version="1.0" creatorversion="1.2.2" creator="LMMS">
<head bpm="140" mastervol="100" timesig_numerator="4" timesig_denominator="4" masterpitch="0"/>
<song>
<trackcontainer width="600" height="300" type="song" visible="1" maximized="0" x="5" y="5" minimized="0">
</trackcontainer>
<timeline lp0pos="0" lp1pos="192" lpstate="0"/>
<controllers/>
</song>
</lmms-project>`;
/**
* Executa um reset completo do estado local do projeto.
* Limpa o backup da sessão, reseta o appState e renderiza a UI.
*/
export function handleLocalProjectReset() {
console.log("Recebido comando de reset. Limpando estado local...");
// 1. Limpa o backup da sessão
if (window.ROOM_NAME) {
try {
sessionStorage.removeItem(`temp_state_${window.ROOM_NAME}`);
console.log("Estado da sessão local limpo.");
} catch (e) {
console.error("Falha ao limpar estado da sessão:", e);
}
}
// 2. Reseta o estado da memória (appState)
// (Isso deve zerar o appState.pattern.tracks, etc)
resetProjectState();
// 3. Reseta a UI global para os padrões
document.getElementById("bpm-input").value = 140;
document.getElementById("bars-input").value = 1;
document.getElementById("compasso-a-input").value = 4;
document.getElementById("compasso-b-input").value = 4;
// 4. Renderiza a UI vazia
renderAll(); // Isso deve redesenhar o editor de patterns vazio
console.log("Reset local concluído.");
}
export async function handleFileLoad(file) {
let xmlContent = "";
try {
if (file.name.toLowerCase().endsWith(".mmpz")) {
const jszip = new JSZip();
const zip = await jszip.loadAsync(file);
const projectFile = Object.keys(zip.files).find((name) =>
name.toLowerCase().endsWith(".mmp")
);
if (!projectFile)
throw new Error(
"Não foi possível encontrar um arquivo .mmp dentro do .mmpz"
);
xmlContent = await zip.files[projectFile].async("string");
} else {
xmlContent = await file.text();
}
// ANTES: await parseMmpContent(xmlContent);
// DEPOIS:
// Envia o XML para o servidor, que o transmitirá para todos (incluindo nós)
sendAction({ type: "LOAD_PROJECT", xml: xmlContent });
} catch (error) {
console.error("Erro ao carregar o projeto:", error);
alert(`Erro ao carregar projeto: ${error.message}`);
}
}
export async function loadProjectFromServer(fileName) {
try {
const response = await fetch(`mmp/${fileName}`);
if (!response.ok)
throw new Error(`Não foi possível carregar o arquivo ${fileName}`);
const xmlContent = await response.text();
// ANTES:
// await parseMmpContent(xmlContent);
// return true;
// DEPOIS:
// Envia o XML para o servidor
sendAction({ type: "LOAD_PROJECT", xml: xmlContent });
return true; // Retorna true para que o modal de UI feche
} catch (error) {
console.error("Erro ao carregar projeto do servidor:", error);
console.error(error);
alert(`Erro ao carregar projeto: ${error.message}`);
return false;
}
}
// 'parseMmpContent' agora é chamado pelo 'socket.js'
// quando ele recebe a ação 'LOAD_PROJECT' ou 'load_project_state'.
export async function parseMmpContent(xmlString) {
resetProjectState();
initializeAudioContext();
appState.global.justReset = xmlString === BLANK_PROJECT_XML;
// Limpa manualmente a UI de áudio, pois resetProjectState()
// só limpa os *dados* (appState.audio.clips).
const audioContainer = document.getElementById("audio-track-container");
if (audioContainer) {
audioContainer.innerHTML = "";
}
const parser = new DOMParser();
const xmlDoc = parser.parseFromString(xmlString, "application/xml");
appState.global.originalXmlDoc = xmlDoc;
let newTracks = [];
const head = xmlDoc.querySelector("head");
if (head) {
document.getElementById("bpm-input").value =
head.getAttribute("bpm") || 140;
document.getElementById("compasso-a-input").value =
head.getAttribute("timesig_numerator") || 4;
document.getElementById("compasso-b-input").value =
head.getAttribute("timesig_denominator") || 4;
}
const allBBTrackNodes = Array.from(
xmlDoc.querySelectorAll(
'song > trackcontainer[type="song"] > track[type="1"]'
)
);
if (allBBTrackNodes.length === 0) {
const allBBTrackNodes = Array.from(
xmlDoc.querySelectorAll(
'song > trackcontainer[type="song"] > track[type="1"]'
)
);
if (allBBTrackNodes.length === 0) {
appState.pattern.tracks = [];
// --- INÍCIO DA CORREÇÃO ---
// O resetProjectState() [na linha 105] já limpou o appState.audio.
// No entanto, a UI (DOM) do editor de áudio não foi limpa.
// Vamos forçar a limpeza do container aqui:
const audioContainer = document.getElementById("audio-track-container");
if (audioContainer) {
audioContainer.innerHTML = ""; // Limpa a UI de áudio
}
// --- FIM DA CORREÇÃO ---
renderAll(); //
return; //
}
}
const sortedBBTrackNameNodes = [...allBBTrackNodes].sort((a, b) => {
const bbtcoA = a.querySelector("bbtco");
const bbtcoB = a.querySelector("bbtco");
const posA = bbtcoA ? parseInt(bbtcoA.getAttribute("pos"), 10) : Infinity;
const posB = bbtcoB ? parseInt(bbtcoB.getAttribute("pos"), 10) : Infinity;
return posA - posB;
});
// --- INÍCIO DA CORREÇÃO 1: Lendo TODAS as Basslines (Tracks type="1") ---
// O bug anterior era que o código só lia os instrumentos (tracks type="0")
// da PRIMEIRA bassline encontrada (allBBTrackNodes[0]).
// A correção abaixo itera em TODAS as basslines (allBBTrackNodes.forEach)
// e coleta os instrumentos de CADA UMA delas.
// Define um nome global (pode usar o da primeira track, se existir)
appState.global.currentBeatBasslineName =
allBBTrackNodes[0]?.getAttribute("name") || "Beat/Bassline";
// Cria um array para guardar TODOS os instrumentos de TODAS as basslines
const allInstrumentTrackNodes = [];
// Loop em CADA bassline (allBBTrackNodes) em vez de apenas na [0]
allBBTrackNodes.forEach((bbTrackNode) => {
const bbTrackContainer = bbTrackNode.querySelector(
"bbtrack > trackcontainer"
);
if (bbTrackContainer) {
// Encontra os instrumentos (type="0") DENTRO desta bassline
const instrumentTracks =
bbTrackContainer.querySelectorAll('track[type="0"]');
// Adiciona os instrumentos encontrados ao array principal
allInstrumentTrackNodes.push(...Array.from(instrumentTracks));
}
});
// Se não achou NENHUM instrumento em NENHUMA bassline, encerra
if (allInstrumentTrackNodes.length === 0) {
appState.pattern.tracks = [];
renderAll();
return;
}
// --- FIM DA CORREÇÃO 1 ---
const pathMap = getSamplePathMap();
// Agora o map usa o array corrigido (allInstrumentTrackNodes)
newTracks = Array.from(allInstrumentTrackNodes)
.map((trackNode) => {
const instrumentNode = trackNode.querySelector("instrument");
const instrumentTrackNode = trackNode.querySelector("instrumenttrack");
if (!instrumentNode || !instrumentTrackNode) return null;
const trackName = trackNode.getAttribute("name");
if (instrumentNode.getAttribute("name") === "tripleoscillator") {
return null;
}
const allPatternsNodeList = trackNode.querySelectorAll("pattern");
const allPatternsArray = Array.from(allPatternsNodeList).sort((a, b) => {
const posA = parseInt(a.getAttribute("pos"), 10) || 0;
const posB = parseInt(b.getAttribute("pos"), 10) || 0;
// --- CORREÇÃO 2: Ordenação dos Patterns ---
// O bug aqui era `posB - posA`, que invertia a ordem dos patterns
// (o "Pattern 1" recebia as notas do "Pattern 8", etc.)
// `posA - posB` garante a ordem correta (crescente: P1, P2, P3...).
return posA - posB;
});
const patterns = sortedBBTrackNameNodes.map((bbTrack, index) => {
const patternNode = allPatternsArray[index];
const bbTrackName =
bbTrack.getAttribute("name") || `Pattern ${index + 1}`;
if (!patternNode) {
const firstPattern = allPatternsArray[0];
const stepsLength = firstPattern
? parseInt(firstPattern.getAttribute("steps"), 10) || 16
: 16;
return {
name: bbTrackName,
steps: new Array(stepsLength).fill(false),
pos: 0,
};
}
const patternSteps =
parseInt(patternNode.getAttribute("steps"), 10) || 16;
const steps = new Array(patternSteps).fill(false);
const ticksPerStep = 12;
patternNode.querySelectorAll("note").forEach((noteNode) => {
const noteLocalPos = parseInt(noteNode.getAttribute("pos"), 10);
const stepIndex = Math.round(noteLocalPos / ticksPerStep);
if (stepIndex < patternSteps) {
steps[stepIndex] = true;
}
});
return {
name: bbTrackName,
steps: steps,
pos: parseInt(patternNode.getAttribute("pos"), 10) || 0,
};
});
const hasNotes = patterns.some((p) => p.steps.includes(true));
if (!hasNotes) return null;
const afpNode = instrumentNode.querySelector("audiofileprocessor");
const sampleSrc = afpNode ? afpNode.getAttribute("src") : null;
let finalSamplePath = null;
if (sampleSrc) {
const filename = sampleSrc.split("/").pop();
if (pathMap[filename]) {
finalSamplePath = pathMap[filename];
} else {
let cleanSrc = sampleSrc;
if (cleanSrc.startsWith("samples/")) {
cleanSrc = cleanSrc.substring("samples/".length);
}
finalSamplePath = `src/samples/${cleanSrc}`;
}
}
const volFromFile = parseFloat(instrumentTrackNode.getAttribute("vol"));
const panFromFile = parseFloat(instrumentTrackNode.getAttribute("pan"));
const firstPatternWithNotesIndex = patterns.findIndex((p) =>
p.steps.includes(true)
);
return {
id: Date.now() + Math.random(),
name: trackName,
samplePath: finalSamplePath,
patterns: patterns,
// --- INÍCIO DA CORREÇÃO ---
// ANTES:
// activePatternIndex:
// firstPatternWithNotesIndex !== -1 ? firstPatternWithNotesIndex : 0, //
// DEPOIS (force o Padrão 1):
activePatternIndex: 0,
// --- FIM DA CORREÇÃO ---
volume: !isNaN(volFromFile) ? volFromFile / 100 : DEFAULT_VOLUME,
pan: !isNaN(panFromFile) ? panFromFile / 100 : DEFAULT_PAN,
instrumentName: instrumentNode.getAttribute("name"),
instrumentXml: instrumentNode.innerHTML,
};
})
.filter((track) => track !== null);
let isFirstTrackWithNotes = true;
newTracks.forEach((track) => {
// --- INÍCIO DA CORREÇÃO ---
// (Esta parte já existia no seu arquivo, mantida)
// Agora usando Volume em dB (Opção B)
track.volumeNode = new Tone.Volume(Tone.gainToDb(track.volume));
track.pannerNode = new Tone.Panner(track.pan);
// Cadeia de áudio: Volume(dB) -> Panner -> Saída Principal
track.volumeNode.connect(track.pannerNode);
track.pannerNode.connect(getMainGainNode());
// --- FIM DA CORREÇÃO ---
if (isFirstTrackWithNotes) {
const activeIdx = track.activePatternIndex || 0;
const activePattern = track.patterns[activeIdx];
if (activePattern) {
const firstPatternSteps = activePattern.steps.length;
const stepsPerBar = 16;
const requiredBars = Math.ceil(firstPatternSteps / stepsPerBar);
document.getElementById("bars-input").value =
requiredBars > 0 ? requiredBars : 1;
isFirstTrackWithNotes = false;
}
}
});
try {
const trackLoadPromises = newTracks.map((track) =>
loadAudioForTrack(track)
);
await Promise.all(trackLoadPromises);
} catch (error) {
console.error("Ocorreu um erro ao carregar os áudios do projeto:", error);
}
appState.pattern.tracks = newTracks;
appState.pattern.activeTrackId = appState.pattern.tracks[0]?.id || null;
// --- INÍCIO DA CORREÇÃO ---
// Define o estado global para também ser o Padrão 1 (índice 0)
appState.pattern.activePatternIndex = 0;
// --- FIM DA CORREÇÃO ---
// --- A MÁGICA DO F5 (Versão 2.0 - Corrigida) ---
try {
const roomName = window.ROOM_NAME || "default_room";
const tempStateJSON = sessionStorage.getItem(`temp_state_${roomName}`);
if (tempStateJSON) {
console.log("Restaurando estado temporário da sessão (pós-F5)...");
const tempState = JSON.parse(tempStateJSON);
// NÃO FAÇA: appState.pattern = tempState.pattern; (Isso apaga os Tone.js nodes)
// EM VEZ DISSO, FAÇA O "MERGE" (MESCLAGEM):
// 1. Mescla os 'tracks'
// Itera nos tracks "vivos" (com nós de áudio) que acabamos de criar
appState.pattern.tracks.forEach((liveTrack) => {
// Encontra o track salvo correspondente
const savedTrack = tempState.pattern.tracks.find(
(t) => t.id === liveTrack.id
);
if (savedTrack) {
// Copia os dados do 'savedTrack' para o 'liveTrack'
liveTrack.name = savedTrack.name;
liveTrack.patterns = savedTrack.patterns;
liveTrack.activePatternIndex = savedTrack.activePatternIndex;
liveTrack.volume = savedTrack.volume;
liveTrack.pan = savedTrack.pan;
// ATUALIZA OS NÓS DO TONE.JS com os valores salvos!
if (liveTrack.volumeNode) {
liveTrack.volumeNode.volume.value = Tone.gainToDb(
savedTrack.volume
);
}
if (liveTrack.pannerNode) {
liveTrack.pannerNode.pan.value = savedTrack.pan;
}
}
});
// 2. Remove tracks "vivos" que não existem mais no estado salvo
// (Ex: se o usuário deletou um track antes de dar F5)
appState.pattern.tracks = appState.pattern.tracks.filter((liveTrack) =>
tempState.pattern.tracks.some((t) => t.id === liveTrack.id)
);
// 3. Restaura valores globais da UI
document.getElementById("bpm-input").value = tempState.global.bpm;
document.getElementById("compasso-a-input").value =
tempState.global.compassoA;
document.getElementById("compasso-b-input").value =
tempState.global.compassoB;
document.getElementById("bars-input").value = tempState.global.bars;
// 4. Restaura o ID do track ativo
appState.pattern.activeTrackId = tempState.pattern.activeTrackId;
console.log("Estado da sessão restaurado com sucesso.");
}
} catch (e) {
console.error(
"Erro ao restaurar estado da sessão (pode estar corrompido)",
e
);
if (window.ROOM_NAME) {
sessionStorage.removeItem(`temp_state_${window.ROOM_NAME}`);
}
}
// --- FIM DA MÁGICA (V2.0) ---
// Agora sim, renderiza com o estado CORRIGIDO E MESCLADO
await Promise.resolve();
renderAll();
console.log("[UI] Projeto renderizado após parseMmpContent");
}
export function generateMmpFile() {
if (appState.global.originalXmlDoc) {
modifyAndSaveExistingMmp();
} else {
generateNewMmp();
}
}
// Função auxiliar (pode ser movida para cá) que gera o XML a partir do appState
// Copiada de generateMmpFile/modifyAndSaveExistingMmp
function generateXmlFromState() {
if (!appState.global.originalXmlDoc) {
// Se não houver XML original, precisamos gerar um novo
// Por simplicidade, para este fix, vamos retornar o estado atual do LMMS
// mas o ideal seria gerar o XML completo (como generateNewMmp)
console.warn(
"Não há XML original para modificar. Usando a base atual do appState."
);
// No seu caso, use o conteúdo de generateNewMmp()
return "";
}
const xmlDoc = appState.global.originalXmlDoc.cloneNode(true);
const head = xmlDoc.querySelector("head");
if (head) {
head.setAttribute("bpm", document.getElementById("bpm-input").value);
head.setAttribute("num_bars", document.getElementById("bars-input").value);
head.setAttribute(
"timesig_numerator",
document.getElementById("compasso-a-input").value
);
head.setAttribute(
"timesig_denominator",
document.getElementById("compasso-b-input").value
);
}
const bbTrackContainer = xmlDoc.querySelector(
'track[type="1"] > bbtrack > trackcontainer'
);
if (bbTrackContainer) {
bbTrackContainer
.querySelectorAll('track[type="0"]')
.forEach((node) => node.remove());
const tracksXml = appState.pattern.tracks
.map((track) => createTrackXml(track))
.join("");
const tempDoc = new DOMParser().parseFromString(
`<root>${tracksXml}</root>`,
"application/xml"
);
Array.from(tempDoc.documentElement.children).forEach((newTrackNode) => {
bbTrackContainer.appendChild(newTrackNode);
});
}
const serializer = new XMLSerializer();
return serializer.serializeToString(xmlDoc);
}
/**
* Envia o estado ATUAL do projeto (XML dos padrões) para o servidor
* para que ele persista a "cópia temporária" em disco/memória.
* Deve ser chamado APÓS alterações significativas no padrão (steps, tracks).
*/
export function syncPatternStateToServer() {
if (!window.ROOM_NAME) return;
const currentXml = generateXmlFromState();
sendAction({
type: "SYNC_PATTERN_STATE",
xml: currentXml,
});
// Salva o estado localmente também!
saveStateToSession(); // <-- ADICIONE ISSO
}
function createTrackXml(track) {
if (track.patterns.length === 0) return "";
const ticksPerStep = 12;
const lmmsVolume = Math.round(track.volume * 100);
const lmmsPan = Math.round(track.pan * 100);
const patternsXml = track.patterns
.map((pattern) => {
const patternNotes = pattern.steps
.map((isActive, index) => {
if (isActive) {
const notePos = Math.round(index * ticksPerStep);
return `<note vol="100" len="${NOTE_LENGTH}" pos="${notePos}" pan="0" key="57"/>`;
}
return "";
})
.join("\n ");
return `<pattern type="0" pos="${pattern.pos}" muted="0" steps="${pattern.steps.length}" name="${pattern.name}">
${patternNotes}
</pattern>`;
})
.join("\n ");
return `
<track type="0" solo="0" muted="0" name="${track.name}">
<instrumenttrack vol="${lmmsVolume}" pitch="0" fxch="0" pitchrange="1" basenote="57" usemasterpitch="1" pan="${lmmsPan}">
<instrument name="${track.instrumentName}">
${track.instrumentXml}
</instrument>
<fxchain enabled="0" numofeffects="0"/>
</instrumenttrack>
${patternsXml}
</track>`;
}
function modifyAndSaveExistingMmp() {
console.log("Modificando arquivo .mmp existente...");
const xmlDoc = appState.global.originalXmlDoc.cloneNode(true);
const head = xmlDoc.querySelector("head");
if (head) {
head.setAttribute("bpm", document.getElementById("bpm-input").value);
head.setAttribute("num_bars", document.getElementById("bars-input").value);
head.setAttribute(
"timesig_numerator",
document.getElementById("compasso-a-input").value
);
head.setAttribute(
"timesig_denominator",
document.getElementById("compasso-b-input").value
);
}
const bbTrackContainer = xmlDoc.querySelector(
'track[type="1"] > bbtrack > trackcontainer'
);
if (bbTrackContainer) {
bbTrackContainer
.querySelectorAll('track[type="0"]')
.forEach((node) => node.remove());
const tracksXml = appState.pattern.tracks
.map((track) => createTrackXml(track))
.join("");
const tempDoc = new DOMParser().parseFromString(
`<root>${tracksXml}</root>`,
"application/xml"
);
Array.from(tempDoc.documentElement.children).forEach((newTrackNode) => {
bbTrackContainer.appendChild(newTrackNode);
});
}
const serializer = new XMLSerializer();
const mmpContent = serializer.serializeToString(xmlDoc);
downloadFile(mmpContent, "projeto_editado.mmp");
}
function generateNewMmp() {
const bpm = document.getElementById("bpm-input").value;
const sig_num = document.getElementById("compasso-a-input").value;
const sig_den = document.getElementById("compasso-b-input").value;
const num_bars = document.getElementById("bars-input").value;
const tracksXml = appState.pattern.tracks
.map((track) => createTrackXml(track))
.join("");
const mmpContent = `<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE lmms-project>
<lmms-project version="1.0" type="song" creator="MMPCreator" creatorversion="1.0">
<head mastervol="100" timesig_denominator="${sig_den}" bpm="${bpm}" timesig_numerator="${sig_num}" masterpitch="0" num_bars="${num_bars}"/>
<song>
<trackcontainer type="song">
<track type="1" solo="0" muted="0" name="Beat/Bassline 0">
<bbtrack>
<trackcontainer type="bbtrackcontainer">
${tracksXml}
</trackcontainer>
</bbtrack>
<bbtco color="4286611584" len="192" usestyle="1" pos="0" muted="0" name="Pattern 1"/>
</track>
</trackcontainer>
<timeline lp1pos="192" lp0pos="0" lpstate="0"/>
<controllers/>
<projectnotes width="686" y="10" minimized="0" visible="0" x="700" maximized="0" height="400"><![CDATA[<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/strict.dtd">
<html><head><meta name="qrichtext" content="1" /><style type="text/css">
p, li { white-space: pre-wrap; }
</style></head><body>
<p>Feito com MMPCreator</p>
</body></html>]]></projectnotes>
</song>
</lmms-project>`;
downloadFile(mmpContent, "novo_projeto.mmp");
}
function downloadFile(content, fileName) {
const blob = new Blob([content], { type: "application/xml;charset=utf-8" });
const url = URL.createObjectURL(blob);
const a = document.createElement("a");
a.href = url;
a.download = fileName;
document.body.appendChild(a);
a.click();
document.body.removeChild(a);
URL.revokeObjectURL(url);
}
export { BLANK_PROJECT_XML };