// js/utils.js import { appState } from './state.js'; import { PIXELS_PER_STEP, ZOOM_LEVELS } from './config.js'; /** * Calcula a quantidade de pixels que representa um segundo na timeline, * levando em conta o BPM e o nível de zoom atual. * @returns {number} A quantidade de pixels por segundo. */ export function getPixelsPerSecond() { const bpm = parseInt(document.getElementById("bpm-input").value, 10) || 120; const stepsPerSecond = (bpm / 60) * 4; const zoomFactor = ZOOM_LEVELS[appState.global.zoomLevelIndex]; return stepsPerSecond * PIXELS_PER_STEP * zoomFactor; } /** * Calcula o número total de steps no sequenciador de patterns. * @returns {number} O número total de steps. */ export function getTotalSteps() { const barsInput = document.getElementById("bars-input"); const compassoAInput = document.getElementById("compasso-a-input"); const compassoBInput = document.getElementById("compasso-b-input"); const numberOfBars = parseInt(barsInput.value, 10) || 1; const beatsPerBar = parseInt(compassoAInput.value, 10) || 4; const noteValue = parseInt(compassoBInput.value, 10) || 4; const subdivisions = Math.round(16 / noteValue); return numberOfBars * beatsPerBar * subdivisions; } /** * Garante que apenas números sejam inseridos em um campo de input. * @param {Event} event - O evento de input. */ export function enforceNumericInput(event) { event.target.value = event.target.value.replace(/[^0-9]/g, ""); } /** * Ajusta o valor de um elemento de input com base em um passo (step), * respeitando os limites de min/max definidos no elemento. * @param {HTMLInputElement} inputElement - O elemento de input a ser ajustado. * @param {number} step - O valor a ser adicionado (pode ser negativo). */ export function adjustValue(inputElement, step) { let currentValue = parseInt(inputElement.value, 10) || 0; let min = parseInt(inputElement.dataset.min, 10); let max = parseInt(inputElement.dataset.max, 10); let newValue = currentValue + step; if (!isNaN(min) && newValue < min) newValue = min; if (!isNaN(max) && newValue > max) newValue = max; inputElement.value = newValue; inputElement.dispatchEvent(new Event("input", { bubbles: true })); }