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@inproceedings{2025Sousa,
author = {Emanuel Silva Sousa and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {REPENSANDO A GUITARRA - MODIFICAÇÕES COMPUTACIONAIS EM INSTRUMENTOS ELÉTRICOS},
booktitle = {Anais do XXII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ / XXXI SIC - Seminário de Iniciação Científica},
location = {São João del-Rei / MG},
year = {2025},
pages = {1--1},
publisher = {PROPE / UFSJ},
address = {São João del-Rei / MG},
abstract = {Este trabalho explora as modificações computacionais aplicadas à guitarra elétrica, visando ampliar suas possibilidades expressivas e interativas. A guitarra, desde sua criação, passou por transformações significativas, especialmente com a eletrificação e a introdução de captadores eletromagnéticos, que permitiram a manipulação do som através de efeitos como delay, reverb e wah-wah. A evolução da tecnologia digital trouxe novas possibilidades, permitindo a integração da guitarra com computadores por meio de interfaces de áudio, que convertem sinais analógicos em digitais para processamento em softwares como PureData. A pesquisa utiliza a biblioteca pd-aubio para extrair características do áudio, como pitch, onset, tempo e silêncio, e mapeá-las em controles digitais, como o protocolo MIDI, permitindo a criação de interfaces visuais em tempo real através do Processing. Essas interfaces traduzem características sonoras, como frequência e dinâmica, em elementos gráficos, enriquecendo a experiência performativa e abrindo novas possibilidades de interação artística. O estudo destaca a importância da tecnologia na evolução da guitarra, incentivando a exploração de novas formas de expressão e interação com o instrumento. Palavras-chave: Guitarra. Interfaces Computacionais. PureData. Características Sonoras. Agência financiadora: PIBIC/CNPq.}
}
@inproceedings{2025Jordao,
author = {Matheus Jordão and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {O LOOP NA CRIAÇÃO MUSICAL},
booktitle = {Anais do XXII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ / XXXI SIC - Seminário de Iniciação Científica},
location = {São João del-Rei / MG},
year = {2025},
pages = {1--9},
publisher = {PROPE / UFSJ},
address = {São João del-Rei / MG},
abstract = {O conceito de loop, amplamente difundido em diversas áreas do conhecimento e expressões artísticas, mesmo que às vezes não somos capazes de fazer essa associação. O processo repetitivo ocorre tanto no domínio visual quanto no sonoro, como apresentamos na seção 1 deste relatório. Na seção 2, apresentamos o conceito de loop no contexto musical, um papel central na composição, especialmente em gêneros eletrônicos, nos quais a repetição de determinados fragmentos musicais acontece como uma característica estrutural. Ferramentas tecnológicas como os softwares LMMS, Seq24 e Seq66, usadas na pesquisa, são apresentados na seção 3. Já na seção 4, falaremos um pouco sobre uma aula ministrada em uma oficina de formação de beatmakers, promovida pelo laboratório de pesquisa ALICE. Na conclusão, seção 4, apresentamos o que concluímos com a pesquisa e pesquisas futuras relacionadas ao assunto do trabalho.}
}
@inproceedings{2025Rocha,
author = {Gabriel Lopes Rocha and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {Interfaces Musicais Digitais},
booktitle = {Anais do XXII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ / XXXI SIC - Seminário de Iniciação Científica},
location = {São João del-Rei / MG},
year = {2025},
pages = {1--15},
publisher = {PROPE / UFSJ},
address = {São João del-Rei / MG},
abstract = {A presença de tecnologias digitais dentro do fazer musical é hoje um espaço comum. Nós temos a inclusão de softwares e computadores na composição, produção e distribuição de músicas. Em alguns estilos musicais atuais, como é o caso do RAP e do Funk, a composição das músicas ocorre inteiramente através do computador, sem a presença de nenhum instrumento acústico. Neste contexto, este projeto teve como objetivo pesquisar o processo de design de Instrumentos Musicais Digitais(IMDs), que são definidos como instrumentos cuja produção sonora é realizada digitalmente. Um elemento importante da estrutura de IMDs é a camada de mapeamento, na qual se define a relação entre os gestos captados pela interface de entrada com as respostas dadas pela camada de síntese sonora. O mapeamento tem um grande impacto no design do IMD, de forma que mantendo a mesma interface e método de síntese, a troca do mapeamento é suficiente para produzir um instrumento completamente diferente. A nossa pesquisa em mapeamentos e design de IMDs teve como resultado dois projetos diferentes: o Universos Sonoros, um IMD para ser utilizado na sonorização de sessões de Role-Playing Game(RPG), um jogo de interpretação de papéis bastante famoso na cultura popular, e a Batucada Bit, um IMD desenvolvido com o objetivo de ser utilizado como instrumento musicalizador para o aprendizado de ritmos de batucada. Ambos os projetos foram implementados através do ambiente Pure Data(Pd), um ambiente de programação visual voltado para o domínio específico das artes digitais, em conjunto com a aplicação MobMuPlat que permite a criação de interfaces gráficas para que instrumentos desenvolvidos em Pd possam ser tocados através do celular.}
}
@inproceedings{2025Ribeiro,
author = {Josiane de Fátima Ribeiro and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {COMPUTADORES NO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO},
booktitle = {Anais do XXII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ / XXXI SIC - Seminário de Iniciação Científica},
location = {São João del-Rei / MG},
year = {2025},
pages = {1--14},
publisher = {PROPE / UFSJ},
address = {São João del-Rei / MG},
abstract = {O ensino não-formal de música em espaços como batucadas, blocos de carnaval e blocos de maracatu passam pela dificuldade de instrumentalização para suas práticas de ensino e regência. Neste contexto, este trabalho apresenta uma ferramenta para auxiliar no ensino de percussão e musicalização nas batucadas, demonstrando os ritmos e seus respectivos instrumentos através do aplicativo criado para celular com uma interface que favorece o entendimento musical. Tal ferramenta aliada com uma metodologia de ensino que é favorecida pela mesma se torna uma opção para musicalização por meio de dispositivos móveis para outros contextos para além do que esta pesquisa se debruça. O desenvolvimento de tal ferramenta nos levou a pensar na tecnologia como instrumento de musicalização e também na formalização de ritmos populares, além da gravação e registro destes ritmos.}
}
@inproceedings{2025Bento,
author = {Rafael Dimitri Bento and Lavinia Silva Silva and Flávio Luiz Schiavoni},
title = {INSTALAÇÕES SONORAS DA ORQUESTRA DE SILÍCIO E BARRO},
booktitle = {Anais do XXII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ / XXXI SIC - Seminário de Iniciação Científica},
location = {São João del-Rei / MG},
year = {2025},
pages = {1--13},
publisher = {PROPE / UFSJ},
address = {São João del-Rei / MG},
abstract = {Este estudo investiga a interseção entre as artes vernáculas e digitais, com ênfase na cerâmica como forma de expressão artística e no uso de dispositivos móveis na criação musical. A pesquisa analisa a evolução histórica da cerâmica, destacando sua transição de praticidade para expressão estética, refletindo a cultura e as práticas sociais de diversas civilizações. Além disso, abordamos o desenvolvimento de amplificadores de cerâmica no Laboratório ALICE e sua aplicação em performances artísticas, enfatizando as características acústicas que estes dispositivos proporcionam. A investigação também examina o impacto da tecnologia no ensino musical, ressaltando como as ferramentas digitais podem democratizar o acesso à educação musical. Por fim, o trabalho enfatiza a importância da colaboração no processo criativo, ilustrado pela formação de uma "Orquestra de Celulares", que promove a interação e o compartilhamento de saberes entre os participantes, contribuindo para um ambiente de aprendizagem.}
}